ASTRONOMIA


As informações a seguir foram retiradas do site da REVISTA GALILEU, por isso o conteúdo pertence ao site e seus respectivos autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam ao Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter o nome dos autores e respectivos meios de comunicação as quais foram inicialmente publicadas.

"ASTRONAUTAS FOTOGRAFAM DESCARGAS ELÉTRICAS VERMELHAS NA ATMOSFERA"
"Saiba mais sobre as imagens produzidas pela Estação Espacial Internacional"


Por: Luciana Galastri

"Astronautas da Estação Espacial Internacional fotografaram um fenômeno raro e misterioso na atmosfera - os sprites vermelhos.
Associados com poderosas tempestades, os sprites são raios que têm origem na parte superior de nossa atmosfera. Na primeira imagem produzida pelos astronautas, eles ocorrem sobre Missouri e Illinois e na segunda, abaixo, sobre El Salvador."


"Estima-se pelas imagens, que os sprites se estendam por 100 km desde a superfície da Terra.
Os sprites não são exatamente como raios - eles são descargas elétricas grandes, mas são um fenômeno de plasma frio, bem diferente das  temperaturas altas provocadas por raios comuns. Por não sabermos muito sobre eles, a ciência ainda os considera misteriosos. Mas desde 1989 a Nasa tenta registrá-los e aprender mais sobre eles, em várias missões aéreas.
Uma das hipóteses como eles formam (e por que estão sempre em locais com tempestades) é que eles sejam causados por raios raros, porém intensos, chamados 'raios positivos'. A maior parte dos raios comuns tem uma carga elétrica negativa. Os raios positivos, como o seu nome denuncia, possuem carga positiva. Eles são apenas 5% dos raios, mas seu poder é 10 vezes maior do que os raios negativos.
Eles são tão fortes que podem quebrar moléculas da atmosfera em íons, formando o plasma frio sobre o qual comentamos acima. E a cor - exótica - acontece porque esses íons se chocam com moléculas do ar. Essas partículas excitam nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, liberando a energia em forma de cores binitas (assim como na aurora!)"

Informações retiradas do site REVISTA GALILEU, 27 de agosto de 2015 (Acesso: 27/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog