CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Almanaque Abril. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. As informações são exclusivas para assinantes do site. Informamos que as informações são reservadas exclusivamente ao site do Almanaque Abril, por isso destacamos seus autores. Toda divulgação deve conter as informações do conteúdo original, assim como os nomes dos respectivos autores.



"REVOLUÇÃO DE 1930"



Por: Claro Jansson/ Wikimedia Commons 

"Eclode a Revolução de 1930, movimento político-militar que derruba o presidente Washington Luís e acaba com a República Velha, levando Getúlio Vargas ao poder. Durante a década de 1920, a mobilização do operariado, as Revoltas Tenentistas e as dissidências políticas haviam enfraquecido as oligarquias do Sudeste. Washington Luís enfrentava o endividamento interno e externo e a retração das exportações. Alegando defender interesses da cafeicultura, lança como candidato à sua sucessão o governador de São Paulo, Júlio Prestes, e rompe a política do café com leite. Em represália, o Partido Republicano Mineiro (PRM) passa para o oposição e forma a Aliança Liberal, lançando a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas à Presidência. Em março de 1930, os candidatos da chapa oficial ganham a eleição presidencial e a oposição se desmobiliza. Mas, em julho, o paraibano João Pessoa, candidato a vice-presidente de Vargas, é assassinado num crime passional, e os aliancistas atribuem motivos políticos ao crime. Em outubro, uma rebelião é deflagrada no Nordeste e no Sul. No fim do mês, os ministros militares depõem Washington Luís, e, em 3 de novembro, Getúlio Vargas chega ao Rio de Janeiro, vindo do Rio Grande do Sul, e assume o governo Provisório. É o início da Era Vargas."

ERA VARGAS - O BRASIL SE MODERNIZA

"Getúlio Vargas é considerado o mais importante nome da história brasileira no século XX. Governou o país por quase 20 anos, em dois períodos - de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Sua chegada ao poder, com a Revolução de 1930, abre um período de modernização política e econômica.

Em seu início de governo, são adotados o voto secreto, o direito de voto às mulheres, a jornada diária de oito horas de trabalho e a licença-maternidade, além de ser aprovada a 3ª Constituição brasileira (1934). Nesse período, Vargas aproxima-se do Nazifascismo e, em 1937, impõe a ditadura do Estado Novo. Com a eclosão da II Guerra Mundial (1939), adota a substituição de importações, impulsionando a industrialização, com a criação de indústrias de base, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Implanta a carteira de trabalho e o salário mínimo. Aliando-se aos Estados Unidos, declara guerra à Alemanha e à Itália. Renuncia em 1945 e torna-se líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), pelo qual se elege em 1950.

Em seu novo mandato, reforça o perfil nacionalista. Estabiliza a geração de eletricidade, cria a Petrobrás e implanta o monopólio estatal do petróleo. Uma grave crise política, na qual é acusado de tramar um assassinato, leva Vargas ao suicídio em agosto de 1954. Deixa um importante legado, presente até hoje nas instituições."

Informações retiradas do site ALMANAQUE ABRIL: (Acesso: 11/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog