TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2015

A partir de agora, você poderá conferir uma seleção de possíveis temas da próxima redação da prova Enem 2015. Os temas são baseados em fatos da atualidade, como solicita a avaliação. Essa seleção, irá trazer exemplos junto com textos-base, para que você estude e consiga adquirir mais conhecimento sobre os assuntos da contemporaneidade. Sugerimos que ao final da leitura e compreensão do assunto, você treine elaborando suas próprias redações. Isso irá contribuir para melhor aperfeiçoamento do desenvolvimento de redação.

PRIMEIRO TEMA DE REDAÇÃO

No primeiro exemplo de redação dissertativa, selecionamos o tema A CRISE DA ÁGUA NO BRASIL, possível tema da próxima proposta de redação do Enem 2015. Para isso, elaboramos a proposta de acordo com a oficial da prova, prezando que seja o mais próximo do que poderá acontecer no momento de elaborá-la oficialmente. Veja a seguir:


PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A crise da água no Brasil, apresentando proposta de solução, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I


ÉPOCA, BLOG DO PLANETA, 16/6/2014 (acesso em 18 de julho de 2015)

TEXTO II

Sabesp disponibiliza no site período em que morador terá redução de água

Em meio a maior crise hídrica já vivida na região, a Sabesp disponibilizou uma página em seu site para informar aos clientes da Grande SP e da capital paulista os dias e horários em que a pressão na rede de distribuição de água será reduzida.

FOLHA DE S. PAULO, 27/01/2015 (acesso em 18 de julho de 2015)


PRIMEIRA REDAÇÃO

ESTRUTURAÇÃO DA REDAÇÃO: CAUSA E CONSEQUÊNCIA


O PREÇO FINALMENTE É COBRADO

[PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO] Durante as últimas décadas, muitos acreditavam que a água jamais acabaria. Tinha até aqueles que juravam que ela era "inesgotável", sendo assim, não haveria motivo para nenhuma preocupação. Entretanto, agora, a situação é bem diferente. Quem antes se alegrava pela abundância deste líquido, hoje implora por mais um pouco de água. As causas para a escassez são muitas, dentre elas o desperdício e a falta de cuidados, agregadas com as mudanças climáticas dos últimos tempos. E as consequências, são ainda piores do que se imaginava.
[PARÁGRAFO DE CAUSA] O ser humano sempre acreditou que a água jamais acabaria. Afinal, cerca de 70% do planeta é coberto pelo líquido da vida, e como tal, não poderia acabar de uma hora para a outra. Este pensamento realmente está correto em alguns sentidos, exceto que a água não se esgotaria. Pior, é que com esse tipo de pensamento, usá-la sem consciência. Até pouco tempo atrás, a maioria não se importava com o consumo excessivo dos outros, ou até mesmo, de si próprio. Não imaginava que tudo que é usado de forma incorreta, uma hora tem de acabar. E como se previa, isso realmente está acontecendo nos últimos meses e anos. Agora, a falta de água tornou-se pesadelo para muitos que um dia, a desperdiçava sem receio. E se isso não fosse suficiente, o pouco volume das chuvas faz com que os principais reservatórios que abastecem as cidades, passem a operar em seu nível mais baixo, como é o caso do Sistema Cantareira em São Paulo, que já está no nível morto - reserva de água formada por três níveis abaixo do habitual -, e se não houver economia suficiente, ou chuvas em níveis recordes, deixará de atender a milhares de pessoas. Isso tudo, porque não houve cuidados dos principais beneficiários.
[PARÁGRAFO DE CONSEQUÊNCIA] As consequências são ainda mais desastrosas. Além das multas para quem utiliza acima da média, já aplicadas pelas companhias de abastecimento, como a Sabesp, a falta de água já presente nas residências, como o rodízio - alguns dias sem água -, ou a diminuição da pressão nas tubulações; a população ainda sofre com o aumento da conta de energia, a maioria da eletricidade produzida no Brasil vem de usinas hidrelétricas, e como sabemos, são abastecidas com grande quantidade de água; e o aumento no preço preço dos alimentos, principalmente os agrícolas, que precisam de água para ser plantados, cuidados e colhidos. O preço para tamanha falta d'água é cobrado do consumidor final, que agregado a todos estes novos encargos, fica ainda mais endividado, principalmente porque estes itens são de necessidade básica.
[PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO] Contudo, podemos afirmar que está já é considerada a maior crise hídrica dos últimos tempos. Apesar de tardio, é necessário que os principais interessados, população, empresas abastecedoras e governo, se reúnam e discutam soluções em pró de uma mesma causa: amenizar os efeitos da falta d'água no país. Sem conscientização e que todos façam sua parte, a tendência é que a situação se agrave mais ainda.

CAPITANIO, Lilian. 08 de agosto de 2015.

SUGESTÕES PARA SE PROFUNDAR NO ASSUNTO:

Leia a matéria Redação dissertativa, você conhecerá os principais tópicos para elaborar um texto dissertativo.

Leia a matéria sobre Redação dissertativa: Causa e Consequência, que detalha como o texto desta estruturação deve ser desenvolvido. Contém outro exemplo sobre o tema da falta de água.

Você pode assistir o primeiro vídeo do projeto Volume Vivo,  que busca desvendar os principais acontecimentos, assim como suas causas e consequências, para a atual crise de água. O primeiro episódio chama-se Entenda os porquês da falta de água em São Paulo.

Ainda sugerimos, que você leia a reportagem Conhecimento Cerebral destaca Crise Hídrica!, ele ajudará você a entender melhor a situação atual do problema da falta de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog