CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Almanaque Abril. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. As informações são exclusivas para assinantes. Informamos que as informações são reservadas exclusivamente ao site do Almanaque Abril, por isso destacamos seus autores. Toda divulgação deve conter as informações do conteúdo original, assim como de seus respectivos autores.


"Os distúrbios psicológicos influenciam o comportamento e o estado emocional do indivíduo e podem causar as doenças psicossomáticas, como alergias, asma e úlcera gástrica. O tratamento se dá, sobretudo, por meio de psicoterapia e, muitas vezes, por medicamentos que reequilibram o funcionamento do cérebro. Na esfera pública, o atendimento feito nos centros de atenção Psicossocial (CAPs). A prática regular de atividades físicas ajuda a combater vários desses males."


"AUMENTO DA REDE - A estrutura do serviço em unidades públicas de saúde triplicou nos últimos oito anos* até junho."





"Conheça alguns dos transtornos que afetam a mente."

ANSIEDADE GENERALIZADA

"A pessoa sofre de inquietude e irritabilidade, tem dificuldade de concentração e alterações do sono e pode afetar sua vida familiar e social."

DEPRESSÃO

"Distúrbio mental que compromete o estado emocional e físico do indivíduo. São mais vulneráveis os adultos dos 20 aos 50 anos. As mulheres têm maior tendência à depressão, principalmente em razão de variações hormonais dos períodos pré-menstruais, da gravidez, do climatério e do período de menopausa. O paciente apresenta variações de humor e de comportamento, perda de interesse pelas atividades diárias, tristeza, desânimo, ansiedade, irritabilidade e dificuldade em tomar decisões. Também pode sofrer cansaço, diminuição do libido, alterações no sono e no apetite, distúrbios digestivos e falta de memória.

Fatores genéticos, psicossociais e neuroquímicos contribuem para desencadear o quadro depressivo, que também pode ser provocado por eventos estressantes, como a morte de pessoas próximas, o diagnóstico de doenças graves, a perda de emprego ou a separação e o divórcio. O consumo de álcool agrava o estado de depressão e deve ser evitado. A doença é tratada com psicoterapia e medicamentos específicos, os antidepressivos."

DESORDENS ALIMENTARES

"São os males caracterizados por desequilíbrio acentuado na alimentação, seja por privação de alimentos, seja por excesso deles. A incidência desses distúrbios aumentou nos últimos 50 anos, particularmente a privação de alimentos, em razão da valorização da magreza como ideal de beleza. Há dois tipos principais de desordem alimentar: a anorexia e a bulimia.

anorexia nervosa começa usualmente na adolescência e atinge 20 vezes mais mulheres do que homens. A pessoa deixa deliberadamente de comer e costuma pesar no máximo 85% do peso considerado normal para sua altura, sexo e idade.

Na bulimia, o indivíduo come exageradamente e, depois, provoca o vômito, toma laxantes e diuréticos, passa longos períodos em jejum ou faz exercícios físicos em demasia. A pessoa com bulimia não costuma ter o peso muito abaixo do normal, mas pode enfrentar complicações de saúde decorrente da carência de vitaminas e minerais.

ingestão compulsiva de comida, por sua vez, também é considerada uma desordem alimentar que pode ter origem psicológica e resultar em obesidade e suas complicações."

ESQUIZOFRENIA

"O paciente apresenta distorções na percepção da realidade. A dificuldade em distinguir o mundo externo das vivências interiores afeta a percepção da realidade da pessoa, que pode vivenciar alucinações auditivas, visuais, táteis, gustativas ou olfativas. A doença costuma manifestar-se dos 15 aos 35 anos, e acredita-se que seja desencadeada por uma soma de fatores genéticos, sociais, psicológicos e neurobiológicos.

A linha de tratamento mais usual da esquizofrenia é o emprego de drogas, psicoterapia e terapias de reabilitação social, antes de uma internação. 

A OMS estima que o mal afeta cerca de 21 milhões de pessoas no mundo em  2014."

FOBIAS

"Crises de ansiedade desencadeadas por ações ou situações específicas, como viajar de avião ou automóvel, ir a lugares altos etc. A terapia considerada mais eficaz é a do 'enfrentamento', que consiste em expor o paciente gratuitamente às situações temidas. Remédios são ministrados em casos graves."

SÍNDROME DO PÂNICO

"Doença de identificação recente, na qual a pessoa sente taquicardia, calafrios, náuseas, falta de ar, medo de morrer e de enlouquecer, sem nenhuma razão aparente.

A ciência ainda desconhece as causas desse mal, em que os primeiros episódios são desencadeados por situações de estresse acentuados. O tratamento é feito com psicoterapia e antidepressivos.

Calcula-se que 3% da população mundial esteja sujeita à síndrome do pânico, também conhecida como transtorno do pânico. O mal atinge mais as mulheres que os homens."

TRANSTORNO BIPOLAR

"É uma forma de pertubação brusca do humor, em que períodos de depressão se alternam com outros, de euforia. 

Não deve ser confundida com a instabilidade de comportamento, comum a todas as pessoas. O transtorno acontece sobretudo adolescentes e adultos jovens. 

Os remédios clássicos são os estabilizantes de humor, que não têm como objetivo a cura, e sim o controle da oscilação. A terapia é fundamental."

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)


"Quadro em que a pessoa sofre com ideias, impulsos ou imagens que se impõem à consciência, contra sua vontade. 

Em geral, essas obsessões são associadas a alguns tipos específicos de sensações, como agressão (medo de ferir ou causar acidentes), contaminação (medo de tocar objetos ou adoecer) e dúvidas (se fez ou não fez algo, como apagar a luz). Entre as compulsões - ações repetitivas que o paciente sente necessidades de fazer -, muitas são associadas à organização de objetos e higiene."

Informações retiradas do site ALMANAQUE ABRIL: (Acesso: 11/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog