CONHECIMENTO DESTACA TECNOLOGIA!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade  e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e os respectivos meios de divulgação original, priorizando os mesmos como criadores do conteúdo. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas para todas as pessoas, mesmo aquelas que não possuem recursos para lê-las na sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio. E os direitos autorais das informações são exclusivamente dos meios originais as quais foram publicadas, inicialmente.


A seguinte matéria é de autoria do colunista Pedro Carvalho, publicada no mês de junho pela revista Época Negócios. Portanto, todas as informações abaixo pertencem exclusivamente aos seus autores, e não devem ser copiadas sem a divulgação de seus nomes.

"ESTE BICHO COMBATE APAGÕES"
"Um novo sistema meteorológico especializado em temporais vai prever quedas de energia com precisão recorde."



"Chuvas, ventos e raios são a causa de 70% das quedas da energia elétrica no país. Para antecipar essas intempéries, as distribuidoras contam somente com previsões do tempo genéricas, do tipo 'vai chover no Litoral Norte' e 'a temperatura mínima será tal'. Em uma tentativa de melhorar esse prognóstico, a EDP, que atua na região nordeste de São Paulo e no Espírito Santo, desenvolveu um sistema de monitoramento inédito no Brasil. A empresa comprou 14 estações meteorológicas alemãs, que usam uma nova tecnologia de coleta de dados. Elas abastecem um modelo computacional criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, parceiro na pesquisa, exatamente focado em tempestades - as vilãs dos apagões. O trabalho durou cinco anos e será apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica em agosto. O resultado é um software, batizado de ClimaGrid, que antevê esses eventos com previsão recorde. Hoje a área mínima visualizada em um mapa meteorológico corresponde a 20 quilômetros quadrados. 'Agora, sabemos onde a tempestade vai cair com 5 quilômetros quadrados de precisão.', diz Osmar Pinto Jr, do Inpe. 'Passamos a direcionar as equipes para os lugares certos e reduzimos em 26% o tempo de religamento', afirma Michel Itkes, diretor-geral da EDP. As análises foram feitas com até 72 horas de antecedência e acertando o local do pé d'água em mais de 90% das vezes."








A matéria foi retirada da revista ÉPOCA NEGÓCIOS - edição 100 - Ano 9 - Junho 2015, págs: 12 e 13. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente a ÉPOCA NEGÓCIOS e a Editora Globo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog