PETROBRAS AUMENTARÁ CONTROLE INTERNO PARA EVITAR NOVAS FRAUDES



A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 31, que pretende aumentar o controle interno, assim como fiscalização e vigilância no interior da empresa. A medida tomada é para evitar novas fraudes e desvios como os descobertos pela Operação Lava Jato. A divulgação das informações foi feita presidente da estatal, Aldenir Bendine, durante solenidade da repartição de R$69 bilhões recebidos pelo ex-gerente da empresa, Pedro Barusco.
Embora a companhia tenha sido vítima  de "um grupo de pessoas que se valeram de seus cargos e poderio econômico para lesar a patrimônio empresa, a companhia não vai aceitar a condição de vítima de passividade", disse Bendine em navios-plataforma na Holanda.
Ainda comentou que "estamos agindo para tirar lições do ocorrido, a fim de fortalecer as instituições. Uma delas é a destinação desses recursos, que estão retornando para a empresa, para aprimorar nossa governança. Estamos lançando, ainda, um conjunto adicional de medidas para aprimorar os controles internos da companhia."
Uma das medidas ainda inclui, um rigoroso implantamento de processo de gestão com os fornecedores da Petrobras. Depois dos incidentes que começaram a vir a tona ano passado, as empresas fornecedoras deverão detalhar várias informações sobre estrutura, finanças e mecanismos de conformidade (compliance), combate à fraudes e corrupção, que serão avaliados pelo processo conhecido como Due Diligence de integridade. Tudo para garantir mais segurança nas transações feitas na companhia de petróleo.
Assim, apenas fornecedores que comprovarem tais medidas, poderão ser mantidos no cadastro da Petrobras, podendo assim, participar de processos de licitações.
Ainda segunda a nota de imprensa divulgada, a nova implantação de medidas já começa bloqueando empresas fornecedores, que constam evidências na Operação Lava Jato.

Informações retiradas do portal TERRA: (Acesso: 01/08/2015) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog