REDAÇÃO DISSERTATIVA:
CAUSA E CONSEQUÊNCIA




Na matéria passada sobre Redação Dissertativa, você aprendeu como desenvolver uma Redação de Comparação, desta vez, vamos aprender a escrever uma Redação de Causa e Consequência.
O dicionário MICHAELIS da língua portuguesa, defina causa como "aquilo que determina a existência de uma coisa; ou acontecimento". consequência é "resultado natural, provável ou forçoso de um fato". Sabendo disso, podemos definir a redação de causa e consequência, como um texto cuja estruturação principal terá "a existência de um acontecimento que resulta em algo". Ou seja, como o próprio nome diz, esta redação deverá ter causa e consequência para o assunto ou tema discutido. Para entender melhor, observe abaixo a estruturação da redação de causa e consequência:

PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO: apresentação do assunto e de, no mínimo, dois argumentos que demonstrem um a causa e outro a consequência da afirmação feita na tese (tema).

PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO: detalhamento da abordagem inicial, ou seja, a explicação do argumento de causa e consequência expostos no parágrafo de introdução. Lembrando que para cada argumento, será necessário a elaboração de um parágrafo diferente. (veja detalhes em Redação Dissertativa).

PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO: retomada das ideias já abordadas, de forma resumida, incluindo a proposta de solução e dedução para a proposta da tese (tema).


Exemplo de Redação de Causa e Consequência


A VIDA ESTÁ AMEAÇADA

[PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO] Desde cedo aprendemos que a água é o princípio da vida. Da antiguidade até os tempos de hoje, o líquido cristalino sempre esteve presente em nossa existência. Prova disso, é que Tales de Mileto, um dos grandes filósofos do passado, já dizia que "tudo começa da água". Todavia, nestes últimos tempos, parece que o "inesgotável", como a água era conhecido algum tempo atrás, agora simplesmente, está "acabando", e as causas e consequências para este acontecimento são muitas. Desde o desperdício, até a sua falta por completo.

[1º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO] A possível escassez da água sempre foi motivo de grande preocupação não somente para os humanos, mas para qualquer ser vivo. A crise hídrica do mundo, mas principalmente no Brasil, tem ganhado grande repercussão nos últimos tempos, isso porque já começava a instaurar-se pelo país. As causas são muitas, dentre elas, estão o desperdício, que como bem sabemos, tudo que é usado inadequadamente, uma hora acaba; a falta de cuidados para sua manutenção, que além de propiciar o desperdício involuntário, também contribuiu para a diminuição do nível dos reservatórios; além é claro, da falta de atitude tomada por parte das companhias abastecedoras como a Sabesp, em São Paulo, que há mais dez anos já sabia da possível crise hídrica, mas por causa do governo e da própria empresa, preferiu se calar. As chuvas também tiveram papel fundamental neste agravamento, pois nos últimos tempos, a diminuição da intensidade e quantidade das quais costumavam ocorrer se tornaram ainda maiores.

[2º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO] Como consequência, juntamente com as causas já citadas acima, agregadas a falta de providências, ou mesmo a insuficiências das mesmas, por parte dos principais envolvidos, governo, companhia abastecedora e população, as resultantes são ainda maiores do que se imaginava. Apesar das mudanças ocorridas para tentar poupar o pouco de água que ainda resta nos reservatórios, que já estão usando o chamado "nível morto" - composto pela reserva de água dividida em três níveis -; como é o caso do Sistema Cantareira em São Paulo, que nunca utilizou-o e já está em seu último e terceiro nível, sabe-se que mesmo assim, ainda não é suficiente. Outo agravante é que mesmo com as atitudes das companhias, em cobrar multas em caso de utilização acima da média, ou promover descontos, em caso de economia, o consumo ainda é alto, mesmo com o rodízio de abastecimento - interrupção do fornecimento de água promovido pelo fechamento dos registros ou redução da pressão na tubulações-; já se sabe que a água não vai durar até as próximas chuvas.

[PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO] Contudo, podemos concluir que esta já é considerada a maior crise hídrica do país. Além disso, uma forma de providência eficiente para amenizar o que está acontecendo, é que como já está sendo feito com a população, as companhias abastecedoras deverão fazer o mesmo com as indústrias, que são as maiores consumidoras de água. Se tais medidas forem tomadas, as chances da água durar até as próximas chuvas se tornam maiores.

CAPITANIO, Lilian. 20 de julho de 2015.

Antes de finalizar sua redação dissertativa de causa e consequência, procure ler novamente o texto, e se for encontrado algum erro de ortografia ou do gênero, a correção deverá ser feita imediatamente. Outra dica é não ultrapassar cinco parágrafos. Assim, você terá espaço suficiente para desenvolver uma boa redação. O treinamento da escrita, agregado com a leitura frequente sobre os mais diversos assuntos, também deverá favorecer para a elaboração de bons argumentos.
Para aprofundar-se mais no assunto, sugerimos a leitura das matérias anteriores: Redação Dissertativa, Redação Dissertativa: Exemplificação, e Redação Dissertativa: Comparação. Todas serão enriquecedoras para ajudá-lo em seus textos.

Comentários

  1. Ótima postagem para quem quer se aprofundar no tema e mandar bem na redação do Enem e vestibulares. Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog