SOBREVIVENTES DO EBOLA AINDA SOFREM COM DORES E CORREM O RISCO DE FICAREM CEGOS POR CAUSA DA DOENÇA


Metade dos 13 mil sobreviventes de países contaminados com Ebola ainda têm sequelas. A Organização Mundial da Saúde - OMS afirma que os problemas poderão ser constantes. Muitas das sequelas provocadas pela doença, são dores agudas e inflamação ocular. A última, pode causar cegueira.
Os sobreviventes do ebola que resistiram aos surtos mais severos da doença são os que têm mais chances de desencadear problemas de saúde futuros, é o que disseram os especialistas da OMS. Eles ainda afirmaram que sua saúde está se tornando uma "emergência dentro de outra emergência".
"O mundo nunca viu um número tão grande de sobreviventes de uma epidemia de ebola", disse Anders Nordstrom, representante da OMS em Serra Leoa que participou de uma conferência de cinco dias sobre sobreviventes do ebola esta semana. 
Nordstrom ainda disse aos repórteres que "Temos 13 mil sobreviventes nos três países mais afetados, Guiné, Libéria e Serra Leoa. Isso é novo - tanto do ponto de vista médico quanto social".
Já Daniel Bausch, contou que cerca da metade de todos que derrotaram o ebola, agora se queixam de dores nas juntas, e outros têm sequelas tão graves que não conseguem mais trabalhar. Bausch faz parte da equipe de cuidados clínicos da OMS para sobreviventes do vírus. Ainda afirma que 25 por cento dos casos mais graves e raros, foram relatados problemas na visão que ocasionaram a cegueira.

Para ler outra notícia sobre o assunto: Teste para vacina contra ebola mostrou-se eficaz na África, segundo OMS, clique nas palavras coloridas.

Informações retiradas do G1: (Acesso: 08/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog