CULTURA
 
 
As informações a seguir foram retiradas do site REVISTA PLANETA, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site e seus autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter os nomes dos autores e respectivos meios de comunicação as quais foram inicialmente divulgadas.
 
"VIOLÊNCIA DESIGUAL"
"Um novo estudo mostra que a cor da pele dos jovens brasileiros está diretamente relacionada à sua exposição à violência. Excetuando-se o Paraná, o risco de um jovem negro ser assassinado é sempre maior"
 
 
"Os jovens negros são as principais vítimas e estão em situação de maior vulnerabilidade à violência no Brasil, aponta o relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014. O levantamento mostra que, em todos os estados, exceto o Paraná, os negros com idade de 12 a 29 anos correm mais risco de exposição à violência que os brancos na mesma faixa etária. No caso específico dos homicídios, o risco de uma pessoa negra ser assassinada no Brasil é, em média, 2,5 vezes maior que uma pessoa branca.
Um indicador inédito, o chamado Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) - Violência e Desigualdade Racial, mostra que a cor da pele dos jovens está diretamente relacionada ao risco de exposição à violência a que estão submetidos. O novo índice foi calculado com base em cinco categorias: mortalidade por homicídios, mortalidade por acidente de trânsito, frequência à escola e situação de emprego, pobreza no município e desigualdade. Os dados são de 2012.
O relatório é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Presidência da República, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Ministério da Justiça e a Unesco no Brasil. O IVJ - Violência e Desigualdade Racial será usado pelo Plano Juventude Viva, da Secretaria Nacional de Juventude, para orientar políticas públicas de redução da violência contra jovens no país.
Alagoas é o estado com maior IVJ - Violência e Desigualdade Racial: 0,608, na escala de 0 a 1. Os jovens negros alagoanos de 12 a 29 anos estão, portanto, mais vulneráveis à violência. No extremo oposto, São Paulo tem o menor índice: 0,200. A análise específica da taxa de homicídios de brancos e negros mostra que a Paraíba é o estado com maior risco relativo por raça/cor.
Ali, um jovem negro corre risco de ser assassinado 13,4 vezes maior que um jovem branco. Pernambuco vem em segundo lugar (11,57), seguido por Alagoas (8,75) e, surpreendentemente, pelo Distrito Federal (6,5). Já o Paraná é a única unidade da federação onde um jovem branco corre mais risco que um jovem negro."
 

A TRISTE MARCA DO NORDESTE
 
"s dados de homicídios foram obtidos no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, o Nordeste é a região com maior distância entre a taxa de homicídios de jovens negros e brancos. Em 2012, foram assassinados 87 jovens negros para cada grupo de 1000 jovens negros na região, ante 17,4 jovens brancos para cada grupo de 1000 jovens brancos. Em outras palavras, o risco de um jovem negro nordestino ser assassinado era quase quatro vezes maior que um jovem branco da região.
O estudo fez uma simulação, excluindo a desigualdade racial no cálculo das taxas de assassinatos de jovens no Brasil. O objetivo foi aferir o impacto da desigualdade racial na vulnerabilidade juvenil à violência. Assim, na hipótese de que a taxa de homicídios de jovens negros igualasse a de jovens brancos, o IVJ - Violência e Desigualdade Racial diminuiria até 9,8%, como ficou demonstrado na simulação realizada no Distrito Federal. Em Alagoas, o impacto seria uma queda de 9,2% no índice.
O levantamento apresenta ainda outro conjunto de dados referentes ao Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ - Violência). Criado em 2008, esse indicador foi atualizado com dados de 2012. O IVJ - Violência cobre a mesma faixa etária do IVJ - Violência e Desigualdade Racial (população dos 12 aos 29 anos) e foi calculado apenas para 288 municípios brasileiros com mais de 1000 habitantes. Quase todas as dimensões analisadas no IVJ - Violência e Desigualdade Racial estão presentes no IVJ - Violência. A única de fora é a raça/cor das vítimas de homicídios.
No tocante ao IVJ - Violência, o estudo classificou 37 municípios na categoria de muita alta vulnerabilidade. Cabo de Santo Agostinho (PE) era a cidade onde a juventude estava mais vulnerável à violência, com índice 0,651, na escala até 1. O município em melhor situação era São Caetano do Sul (SP), com índice 0, 174."
 

Informações retiradas do site REVISTA PLANETA, julho de 2015 (Acesso: 23/09/2015)
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog