RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
QUARTA SEMANA DE SETEMBRO


Nesta semana, você pode acompanhar várias matérias sobre os mais diversos assuntos, além de notícias nacionais e internacionais. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Quarta Semana de Setembro, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado de tudo o que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas, e seus respectivos resumos:
1ª JULIE LYTHCOTT-HAIMS DIZ "O FRACASSO FAZ BEM ÀS CRIANÇAS"


Apesar de ter sido uma postagem do começo do mês passado, mais precisamente do dia 02 de agosto, esta entrevista teve um número significativo de acessos esta semana. Talvez o principal interesse do público seja a polêmica retratada pela entrevistada Julie Lythcott-Haims, ex-reitora da Universidade de Stanford, que rebate sobre um comportamento que exercido de maneira exagerada, tem resultado em graves consequências. Quem nunca ouviu falar em adultos-crianças? Ou mesmo do termo popular americano overparenting - termo usado para descrever os pais que protegem excessivamente seus filhos? Ou até mesmo, você pode ser tanto um dos pais superprotetores, ou um adulto-criança. O fato é que nas últimas décadas, principalmente a partir dos anos 1960 e 1970, o comportamento de proteger os filhos de forma exagerada tem se popularizado não somente entre os norte-americanos, como também ao redor do mundo, pois como alegam os envolvidos, ou seja, os pais, esta proteção vem de querer o bem ao herdeiro. No entanto, como ressaltado por Lythcott-Haims, essa proteção deve ser equilibrada, o que como observado por ela, não tem acontecido. O resultado para este comportamento dito como 'inofensivo' por seus adeptos, é adultos-crianças, ou seja, nem mesmo na idade madura, os filhos destes 'pais superprotetores', conseguem tomar suas próprias decisões ou sair da 'cola' dos pais mesmo depois de casados, ou com sua própria família. Essa dependência como ressaltado por Julie Lythcott-Haims, pode ser altamente prejudicial a vida de ambos.
2º "MAUSOLÉU DA PAZ"


A foto do garotinho Aylan Shenu, de 3 anos, tem estado na mídia e na visão mundial nas últimas semanas. Imagens como essa acima, onde o garoto foi encontrado nas margens da praia, morto (parece está dormindo) é extremamente chocante e assustadora. Então, este parece ser um dos motivos cruciais para que esta postagem pela terceira semana seguida, estivesse no 'ranking das mais lidas da semana'.
Era um dia como outro qualquer. Daqueles em que o mundo começa atordoado pelos conflitos internos e externos.  Comuns, não é mesmo? Entretanto, algo pareceu ser 'novidade', ou talvez, o 'pior pesadelo da humanidade nos últimos tempos'. Aylan é o ápice do terror vivido por milhares de migrantes sírios e do Oriente Médio, que convivem diariamente com a violência e a incerteza de quanto tempo ainda continuarão vivos, ou 'bem'. Aylan de apenas 3 anos foi mais uma das milhares de vítimas que morrem todos os anos pelo descaso da sociedade, dos governos e também, das organizações que dizem priorizar a vida e o direito humano, mas que no atual cenário, demonstram completamente incapazes.
O pai, Abdullah, vivia em uma cidade síria quando se viu sem alternativas para proteger sua família. O único jeito era fugir. Escapar da guerra civil que tem arrasado o país e a população carente do país sírio, dominado por terroristas. Então, pagou a um traficante humano o equivalente a R$17.000 para levar ele, a mulher e os dois filhos, Aylan e seu irmão mais velho de 5 anos. O desespero era tanto que o pai não teve outra saída a não ser percorrer o trajeto até a ilha de Cos, na Grécia (primeiro destino da família), de forma precária, sob um bote que dificilmente aguentaria o trajeto. O homem pago, prevendo a tragédia já anunciada, deixou a família cerca de uma hora antes do evento drástico. Resultado: o bote virou e os quatro caíram sobre as águas do oceano. Abdullah era o único que sabia nadar e por isso, o único sobrevivente.
Leia a reportagem completa em "MAUSOLÉU DA PAZ".

3ª "MORTES EM VÃO"


A pena capital, popularmente conhecida como pena de morte, é uma das maneiras mais cruéis de aplicar punição aos criminosos, e também uma das formas utilizadas por vários países para controlar a incidência de criminalidade. Entretanto, um tema muito polêmico, que até hoje provoca opiniões opostas. Rodrigo Muxfeldt Goulart, 42 anos, soube na pele o que ela significa. Ele foi o segundo brasileiro 'assassinado' na Indonésia neste ano. Desde 2005 o jovem tido como esquizofrênico pela família e por médicos que atestaram seu distúrbio, foi condenado à morte após ser preso por tráfico de drogas no país. Na Indonésia o crime prevê a pena de morte. Desde então, nenhum dos esforços, tanto da família, do governo brasileiro ou de organizações como a ONU, foram suficientes para poupar que o rapaz fosse fuzilado no dia 28 de maio. Marco Archer, morto em janeiro pelo mesmo motivo, foi o primeiro caso deste ano.
Leia a matéria completa em "MORTES EM VÃO".

4ª "PREPARA-SE PARA O INCRÍVEL ECLIPSE DESTE DOMINGO"


Você é um apreciador daqueles eventos astronômicos maravilhosos? Se sim, temos uma ótima notícia para você. É que hoje, 27, acontecerá à noite um daqueles eventos raros em que um eclipse é formado por dois eventos. Além do tradicional, como conhecemos, o deste domingo também terá o fenômeno conhecido como Superlua, em que a Lua ganhará uma coloração avermelhada. Além disso, o evento será longo, cerca de 1h30 até o final. Por isso, o eclipse que só voltará a acontecer em 2032, será uma boa oportunidade de observar as maravilhas astronômicas. A de hoje por exemplo, é tão rara que acontecerá apenas cinco vezes neste século. Este, é o segundo. Prepare-se, porque tudo acontecerá a partir das 21h12, horário de Brasília, e será visível para todo o Brasil, América do Sul, parte da América do Norte, Europa, Ásia e África.
Leia a notícia completa, que traz detalhadamente como será o evento. Além disso, separamos um breve vídeo da imagem feita pela Nasa do evento anterior, em 2004. Clique em "PREPARA-SE PARA O INCRÍVEL ECLIPSE DESTE DOMINGO".

5ª DOSSIÊ AIDS/HIV: "O BRASIL DECLARA INDEPENDÊNCIA"


O vírus HIV ou a AIDS, têm sido uma batalha dolorosa para seus portadores. Muitos, recusam-se até mesmo descobrir o diagnóstico, temendo a repercussão que isso acarretará para o resto de sua vida, já que até o presente momento, não há cura, somente tratamento. Entretanto, é importante ressaltar que este não é o melhor caminho, pois como aconselham médicos do mundo inteiro, quanto antes iniciar o tratamento, mais eficaz se torna seu resultado. Pensando nisso, o Brasil, um dos países que declaram guerra à doença, começou desde 2006 levar importantes avanços para os pacientes, que dentre muitos benefícios, têm medicamento e tratamento gratuito assegurado pelo Sistema Público de Saúde (SUS). E o país não é o único, vários outros como EUA, Europa, Ásia e parte da África, entraram também nesta batalha.
6ª "O ALTO CUSTO DA LIBERDADE"


Você se sente ansioso neste momento? E no Trabalho, na Escola, no Cotidiano do dia-a-dia, se sente assim? Pois bem, se sua resposta foi sim, acredite, você não é o único. Diferentemente do que se pensava anos atrás, a ansiedade hoje é encarada como um distúrbio psicológico que pode fazer mal como outros mais conhecidos da psicologia contemporânea. O motivo é que a população mundial é ansiosa por natureza. Um série de fatores que juntos, formam sintomas como dor de cabeça, depressão, stress, nervosismo descontrolado, enfim, a vida agitada que levamos hoje faz com que você se torne um ansioso crônico. Pensando nisso, a indústria literária e médica procurou nos últimos anos, trazer o termo à tona. Psiquiatras como Augusto Cury, cujo livro "Ansiedade" está entre os mais vendidos do mundo, demonstra que esse 'mal é do século'. Será mesmo? Descubra mais em "O ALTO CUSTO DA LIBERDADE".

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral. Pesquisa feita entre 20 à 26 de setembro de 2015.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog