DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já sentiu curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a nova série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.

"O MASSACRE EM REALENGO"
"Jovem perseguido por colegas de classe cometeu atentado no colégio em que estudou - em carta, ele fez alerta sobre o bullying nas escolas."




"Chocada e consternada'. Foi assim que Dilma Rousseff se definiu ao decretar luto oficial de três dias no País. Ela se referia a um crime cujo perfil importamos dos Estados Unidos: o assassinato em massa no interior de uma escola. Mais específicamente, ao massacre do Realengo.
Eram 8h30 de uma manhã de abril de 2011 quando Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu uma escola municipal no Rio de Janeiro - onde tinha estudado anos antes -, armado com dois revólveres. Entrando com a alegação de que faria uma palestra, o jovem começou a disparar contra estudantes, matando 12 crianças e ferindo outras. Até que os policiais se aproximaram, e o atirador fez sua última vítima: disparou contra a própria cabeça.
O crime teve repercussão internacional, e o Brasil passou a se perguntar sobre a maior incógnita deste tipo de assassinato: por que matar desconhecidos? Wellington não conhecia suas vítimas, mas o assassino falou sobre o tempo em que estudara naquela escola: 'Muitas vezes aconteceu comigo de ser agredido por um grupo, e todos os que estavam por perto debocharam, se divertiam com as humilhações'. Calado, solitário, o adolescente era alvo preferencial de bullying. Colocavam sua cabeça na privada, e as meninas passavam a mão na sua bunda, caçoando. Das 12 vítimas do tiroteio, dez eram garotas da mesma idade das que o perseguiam. Na época da matança, levantou-se a tese de ele ser esquizofrênico e ter atirado durante um surto. Mas a premeditação do crime invalida essa teoria. O massacre foi, isso sim, uma vingança contra um bullying traumático. E inspirado em Bin Laden: segundo um amigo atirador, o apelido dele era 'Al Qaeda', por sua obsessão por atentados terroristas. Coincidência ou não, o auge dos maus-tratos sofridos por Wellington foi em 2001 - mesmo ano do ataque às Torres Gêmeas."


A matéria acima foi retirada da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE: CRIMES - OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS, edição 350A, agosto de 2015. Todos os diretos autorais são reservados exclusivamente à revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE e a Editora Abril.

SUGESTÃO

Após ler a matéria acima, sugerimos que você assista ao vídeo do programa Repórter Record, que trouxe um especial sobre a Tragédia em Realengo. As imagens são do You Tube e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog