VIOLÊNCIA


As informações a seguir foram retiradas do site do jornal O ESTADO DE S. PAULO, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral.

"ATIRADOR MATA 9 E FERE 7 EM NOVO MASSACRE DE ESTUDANTES NOS EUA"
"Oregon. Morto pela polícia em troca de tiros após iniciar a chacina na faculdade comunitária Umpqua, na cidade de Roseburg, criminoso tinha 26 anos, segundo o xerife local; presidente Obama volta a defender leis mais duras para controle de armas no país"


Por: Roseburg, EUA

"Um atirador abriu fogo na tarde de ontem em uma faculdade comunitária do Estado americano do Oregon, matando 9 pessoas e ferindo outras 7 - 4 delas gravemente - antes de ser morto em troca de tiros com a polícia. O ataque ocorreu na Faculdade Comunitária Umpqua, em Roseburg, a 290 quilômetros de Portland, por volta das 14h30 (horário de Brasília).
A rede CBS News informou à noite, citando funcionários locais, que o atirador foi identificado como Chris Harper Mercer, 26 anos. De acordo com as autoridades, ele morava na região, mas não estudava na faculdade. O atirador usava calças jeans e camiseta e portava três armas, um delas de cano longo. Segundo a CNN, os investigadores falaram com a família de Mercer e seus amigos mais próximos e examinaram suas contas nas redes sociais em busca de pistas sobre o que o levou a cometer o ataque.
No começo da noite de ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um pronunciamento sobre o caso e voltou a defender que o país se mobilize para impor mais controle às vendas de armas.
A governadora de Oregon, Kate Brown, do Partido Democrata, afirmou que estava indo para Roseburg para acompanhar a situação.
Segundo várias testemunhas, o ataque ocorreu no edifício Snyder Hall, próximo ao centro administrativo da universidade. O criminoso teria percorrido diversas salas de aula e atirado contra os alunos.
Uma estudante da faculdade Kortney Moore, de 18 anos, afirmou que viu o atirador matar sua professora com um tiro na cabeça. Segundo Kortney, o atirador entrou na sala de aula e mandou as pessoas deitarem no chão. Então, ele começou a perguntar qual era a religião de cada um e começou a atirar.
Cassandra Welding, de 20 anos, estava na classe número 16 quando escutou estampidos como se fossem balões estourando. Havia 20 pessoas na sala de aula. Ela disse que uma mulher que estava atrás dela levantou para fechar a porta da classe quando foi atingida no estômago. 'Ele estava lá, do lado de fora', disse Cassandra sobre o atirador.
Uma amiga da mulher ferida arrastou seu corpo e começou a dar os primeiros socorros, acrescentou. 'Alguém trancou a porta e os alunos se encolheram em um canto da sala, se escondendo atrás de carteiras e mochilas. Escutei mais tiros, foi horrível', disse Cassandra. 'Meu corpo todo tremia, mas consegui telefonar para a polícia'."


"Resposta. Ray Shoufler, responsável pelo Corpo de Bombeiros local, informou que seus homens retiraram vários feridos do interior da faculdade, mas dois morreram enquanto ainda recebiam os primeiros socorros.
Marilyn Kittelman, mãe de um aluno da instituição, afirmou que seu filho conseguiu se esconder em um prédio anexo à faculdade e lhe enviou uma mensagem pelo telefone celular alertando sobre o ataque. Segundo Marilyn, seu filho disse ter escutado cerca de 30 tiros.
A Faculdade Comunitária Umpqua tem cerca de 3,3 mil alunos que estudam em tempo integral e outros 16 mil que estudam em período parcial.
Histórico. Uma análise do jornal americano The Washington Post afirmou ontem que este ano os EUA não passaram mais de oito dias sem ataque a tiros em que ao menos quatro pessoas tenham sido mortas. Foram 294 mortos em 274 dias.
O ataque no Oregon foi o mais recente em uma série de casos que dividem a opinião pública sobre a criação de leis restringindo o acesso às armas.
Entre os casos mais famosos de atiradores que invadiram centros de ensino estão o ataque em 2012 à escola Sandy Hook, que matou 20 crianças e 6 funcionários, o ataque na Virgínia Tech, que deixou 32 mortos em 2007, e o de Columbine, em 1999, que teve 13 vítimas."
REUTERS, AP e AFP



As informações acima foram retiradas do jornal O ESTADO DE S. PAULO - VERSÃO ONLINE, nº 44544 - Ano 136, pág. A12. Internacional. 2 de outubro de 2015, sexta-feira (Acesso: 02/10/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog