DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já sentiu curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a nova série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.

"UMA PAIXÃO CRIMINOSA"
"Assassinato de Eloá Pimentel pelo ex-namorado foi exemplo famoso da repetida violência contra mulheres no Brasil"


"Após 31 meses de um namoro marcado pelo ciúme, Eloá Pimentel, 15 anos, e Lindemberg Alves, 22, terminaram o relacionamento - para alívio dela e revolta do rapaz. No dia 13 de outubro de 2008, o jovem invadiu o apartamento da ex num CDHU de Santo André, no ABC paulista, armado com um revólver. E fez de reféns, além dela, a amiga Nayara e os dois garotos (estes logo soltos). Possessivo, o sequestrador queria saber quem teria influenciado a adolescente romper com ele. E anunciou que iria matá-la e depois se suicidar - típico de crimes passionais.
Começava ali um longo e tenso cárcere privado, que começou na segunda-feira e acabou na sexta, sem final feliz. Após uma interminável negociação - marcada por erros crassos da polícia (veja abaixo mais detalhes) e até uma entrevista ao vivo do sequestrador para a TV -, os policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) invadiram o cativeiro. Na ação, cometeram novos erros e deram tempo para Lindemberg cumprir sua promessa e atirar nas duas meninas. Nayara, a amiga, escapou com vida e um ferimento no rosto. Eloá, não: morreu com tiros na cabeça e na virilha.
O drama da jovem é apenas mais um crime tragicamente banal: a estudante teve o mesmo destino de milhares de mulheres brasileiras assassinadas por maridos, namorados, pais e padastros. Só em 2013 foram quase 6 mil mortes - um femicídio invisível. Eloá foi o caso famoso de uma calamidade silenciosa, que se repete em média a cada 90 minutos no nosso país. E que não passa na TV."



"AS FALHAS DA POLÍCIA"
"Operação malsucedida do GATE foi alvo de críticas na época."


1. REINTRODUÇÃO DE VÍTIMA NO CATIVEIRO 
Na terça-feira, Lindemberg libertou Nayara, a amiga da vítima. Mas, dois dias depois, a polícia acatou um pedido dele e mandou a menina de volta, como mediadora. O sequestrador a tomou como refém de novo: Nayara voltou a correr risco de vida por uma decisão policial.

2. DEMOROU DEMAIS
Eloá ficou quatro dias sequestrada. Muito tempo. Em crimes passionais, quanto mais a situação se prolonga, mais o criminosos fica imprevisível.

3. FALTA DE SINCRONIA
Um grupo entrou pela frente, outro invadiu pela janela - sem sincronia. O primeiro policial a subir a escada ficou com a arma presa no coldre, e podia ter sido alvejado.

4. INVASÃO EM CÂMERA LENTA
O grupo da porta demorou 15 segundos para empurrar os móveis que o sequestrador pôs atrás da porta - algo previsível. Tempo suficiente para Lindemberg atirar nas reféns.



SUGESTÃO

Após a leitura, sugerimos que você assista aos vídeos que conta mais sobre o detalhe. Os mesmos estão divididos em duas partes. As imagens são do You Tube, e o idioma é o português.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog