CONFLITOS INTERNACIONAIS


"TRIPLA EXPLOSÃO PERTO DE SANTUÁRIO XIITA MATA 45 NA SÍRIA"
"Fundamentalistas sunitas do Estado Islâmico assumiram a autoria dos ataques, que deixaram outras 110 pessoas feridas"


"Três explosões perto do santuário xiita de Sayeda Zeinab, ao sul de Damasco, na Síria, mataram pelo menos 45 pessoas e outras 110 ficaram feridas neste domingo, segundo informações da agência oficial síria Sana. Fundamentalistas sunitas do Estado Islâmico assumiram a autoria dos ataques, de acordo com a Amaq, uma agência de notícias que apoia o grupo.
A televisão estatal síria afirmou que as explosões teriam partido de um carro e dois homens-bomba que passavam pelo local. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), o número de vítimas, que incluem muitos civis, já teria chegado a 47. O balanço ainda pode aumentar em razão do grande número de feridos em estado grave.
Uma fonte do Ministério do Interior disse que um grupo de militantes havia detonado um carro-bomba perto de uma garagem de transporte público na área do bairro Koua Sudan. Dois homens-bomba, então, detonaram seus explosivos de onde as pessoas estavam sendo resgatadas.
'Os corpos ainda estavam sendo retirados dos destroços', disse uma testemunha ao canal de notícias estatal Ekhbariya. O premiê sírio, Wael al-Halaki afirmou, que os ataques foram planejados por grupos terroristas que tentavam 'levantar sua moral, após uma série de derrotas', para o exército.
A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que está se preparando para seis meses de negociações, primeiro buscando um cessar-fogo para, posteriormente, trabalhar em direção a uma solução política para a Síria. 
A mesquita de Sayeda Zeinab abriga um mausoléu de uma das netas do profeta Maomé. Muitos peregrinos xiitas do Irã, Iraque, do Golfo e do Líbano visitam o local diariamente. Em fevereiro de 2015, a mesquita já havia sido alvo de um ataque suicida que matou quatro pessoas e feriu 13 em um posto de controle perto do santuário.
No mesmo mês, uma explosão teve como alvo um ônibus de peregrinos xiitas libanês que visitavam o local, matando pelo menos nove pessoas em um ataque reivindicado pela Força Al-Nosra, um ramo sírio da Al-Qaeda."

(com AFP e Reuters)

Notícia retirada do site VEJA.com, 31 de janeiro de 2016 (Acesso: 31/01/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog