RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL:
TERCEIRA E ÚLTIMA SEMANA DE JANEIRO

Na semana passada, você pôde acompanhar várias matérias, inclusive notícias nacionais e internacionais, no blogger Conhecimento Cerebral. Por isso, agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Terceira e Última Semana de Janeiro, que mostrará os destaques da semana, e seus respectivos resumos:

1º DIFÍCIL DE ENGOLIR


Apesar de ser amado por muitos, o leite também pode ser odiado por outros, como é o caso de especialistas que alegam que, este alimento é um veneno para a saúde humana, como é o caso de Jean-Pierre Poinsignon, médico e pesquisador francês, que fez estudos sobre o assunto; e o norte-americano Robert Cohen, escritor do livro Leite:Alimento ou Veneno?, publicado inclusive no Brasil. Ambos, afirmam que o leite industrializado, recebe seus nutrientes de forma artificial, não oferecendo benefícios ao consumidor.
Fato é que, grande parte do globo tem alergia ao leite. Ou melhor, a lactose do alimento, o que impossibilita seu consumo. No entanto, o hábito mais comum e disseminado no Ocidente, ganha destaque entre os chineses, que passaram a consumi-lo mais nos últimos 15 anos.
Ficou interessado em descobrir mais sobre o assunto? Não deixe de conferir DIFÍCIL DE ENGOLIR.

2º RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS SOBRE FONEMAS: AS MENORES UNIDADES DA FALA


Apesar de ser, de extrema importância para o conhecimento da população que tem o idioma português como sua língua materna, muitos não sobem o que é, ou como são classificados e divididos os fonemas, que nada mais são do que a forma de divisão das sílabas que compõem as palavras portuguesas. Assunto cobrado tanto nos vestibulares, como também, em concursos públicos. Por isso, separamos um explicativo, primeira matéria do especial GRAMÁTICA: O PORTUGUÊS DIFERENTE DA FALA, que acompanha exercícios e respostas.

3º DOSSIÊ CRIMES: UM CRIME PARA A HISTÓRIA


John F. Kennedy foi um dos presidentes mais importantes dos EUA. Assim como sua popularidade, sua morte deixou todos atônicos. Durante um discurso que acontecia no mercado municipal, o presidente foi assassinado violentamente, por dois disparos certeiros. O primeiro, atravessa seu crânio, abrindo caminho para que a massa cefálica escorresse pelo chão. Já o segundo tiro, atravessa Kennedy e atinge o governador do Texas, John Connally, que acompanhava a cerimônia. Após ser levado às pressas ao hospital, o presidente não resiste e vem à óbito em 22 de novembro de 1963.
Até hoje, o assassinato do presidente em pleno dia, é um mistério para muitos. No entanto, segundo investigação, Lee Harvey Oswald, é detido horas depois, e as autoridades confirmam que ele, era o executor do crime. O que muitos americanos duvidam.
Para ler mais sobre este crime que deixou a nação mais poderosa do mundo atônica, assim como o resto do mundo, clique em UM CRIME PARA A HISTÓRIA.

4º WILLIAM MACASKILL EM A MELHOR FORMA DE AJUDAR


A entrevista com o jovem filósofo inglês, William MacAskill, de apenas 28 anos, vem chamando muita atenção dos leitores do blogger. Publicada em 1º de novembro do ano passado, a matéria-entrevista conta quais são os principais conceitos e crenças de MacAskill, que há muito tempo, contesta algumas entidades de caridade de vários países do globo. Ele alega que, muitas delas, usam a caridade apenas como pretexto para enriquecer ou ainda, omitem informações cruciais, como a arrecadação e o que é, verdadeiramente, doado aos fins divulgados. O que ele critica mais, é que as próprias pessoas que doam, muitas vezes não fazem isso com intuito de ajudar, mas sim, de tentar obter um pensamento de gratidão e satisfação consigo mesma. Contudo, a principal mensagem de William MacAskill é de que, entre as melhores formas de ajudar, a de erradicar a pobreza, mal que mata mais 80 mil pessoas, diariamente. Para ele, a maior tragédia humana.

5º DOSSIÊ CRIMES: A POLÍTICA DA ROUBALHEIRA


A corrupção é um dos crimes mais comuns do mundo, até países severamente radicais quando o assunto é roubar dinheiro público, ou lavar dinheiro, como é o caso da Dinamarca, já tiveram episódios vergonhosos como o de 1964, Golpe que colocou o país nas manchetes de todos os países do globo.
Entretanto, o campeão, ou o país em que, a corrupção parece estar no DNA, é o Brasil, prova disso, é a recente divulgada corrupção na Petrobras, principal empresa do país, que hoje, colhe os frutos podres de uma má administração atrelada à cara de pau da política estatal e empresarial. Só nos últimos anos, houve escândalos como o Mensalão, que como o Petrolão, desviou dinheiro de empresas. Exemplos disso, são o Banco do Brasil e a Empresa de Correios e Telégrafos, para citar apenas duas das várias já protagonistas do mesmo crime. Com tantos episódios do gênero, a grande questão é saber qual é o mais grave. Para conhecer mais, sugerimos que você veja o esquema e o vídeo, separados sobre o assunto, em A POLÍTICA DA ROUBALHEIRA.

6º ATRIZ CLÁUDIA RODRIGUES FALA SOBRE ESCLEROSE MÚLTIPLA: 'ENTREGUEI PARA DEUS'


A atriz Cláudia Rodrigues, que ficou conhecida sobretudo, vivendo a empregada doméstica Marinete dos Santos, no seriado de comédia A Diarista, está há algum tempo afastada dos trabalhos na TV e da profissão. Vítima de esclerose múltipla, doença que causa principalmente, incapacidade ao portador, sendo degenerativa e progressiva ao longo do tempo, podendo causar incapacidade definitiva, é o principal obstáculo encontrado pela atriz.
Recentemente, Cláudia passou por um transplante de medula óssea, e faz quimioterapia. A atriz, que aparentemente, está muito debilitada pela doença, diz que está na mãos de Deus.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral, entre os dias 17 a 30 de janeiro de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog