CONHECIMENTO CEREBRAL:
EDITORIAIS & ARTIGOS

ECONOMIA IMPORTANTE


As chuvas do início de verão amenizaram, um pouco, a gravíssima crise hídrica enfrentada pela região metropolitana de São Paulo. No penúltimo dia de 2015, o Sistema Cantareira finalmente saiu do volume morto, como passou a ser conhecida a reserva técnica da barragem, no qual estava operando havia 19 meses. A recuperação da caixa d'água símbolo do abastecimento paulista se deve ao esforço da população, que atendeu às solicitações das autoridades e aderiu à campanha pela economia.

O Grande ABC, onde quatro cidades são abastecidas pela Sabesp (São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), também deu sua importante contribuição na batalha contra o rodízio, que poderia deixar as torneiras secas por até cinco dias, conforme se chegou a cogitar duramente o período mais sensível da crise. Estimulados por descontos, concedidos na fatura mensal a quem economizasse, os moradores desses municípios deixaram de consumir 16 bilhões de litros d'água em 2015, volume que daria para matar a sede dos 400 mil habitantes de Diadema durante um ano.

Caso a população não concordasse em gastar menos, achando que o problema não era dela, mas das autoridades, o Estado sozinho seria derrotado pela seca. A vitória contra adversário tão ferrenho é resultado direto da mobilização da sociedade e mostra o quanto a união de propósitos é importante em momentos de grande tensão ambiental.

Ultrapassado o período mais crítico, é importante que a força-tarefa pela economia de água permaneça. Afinal, a maioria dos reservatórios que abastecem os municípios da Grande São Paulo, incluindo os sete da região, ainda está longe de recuperar sua capacidade total. Que deste momento conturbado, a sociedade paulista extraia algumas lições importantes sobre necessidade de se utilizar os recursos naturais com parcimônia. O susto sofrido no ano passado deve servir para que cada pessoa  se conscientize de que a natureza deve ser tratada com respeito, pois ela reage aos ataques na mesma proporção.


EDITORIAL retirado do jornal O DIÁRIO DO GRANDE ABC, 16 de janeiro de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog