MEIO AMBIENTE


"ENGENHEIRO QUE PROJETOU BARRAGEM DIZ QUE ALERTOU SAMARCO SOBRE RISCO"
"Em depoimento à PF, projetista afirma que detectou 'princípio de ruptura' um ano antes de tragédia"


Por: Estévão Bertoni
           DE SÃO PAULO

"Segundo ele, situação era 'severa' e, após cobrar providências, funcionária disse que dados se perderam.
Um ano antes de a barragem de Fundão, da Samarco, se romper em Mariana (MG), o engenheiro projetista da estrutura alertou a mineradora sobre um 'principio de ruptura' na margem esquerda do reservatório, devido ao aparecimento de uma trinca.
Em depoimento à Polícia Federal obtido pela Folha, ele afirmou que a situação observada era 'severa' e 'necessitava de uma providência maior do que a que a Samarco estava tomando'.
As informações foram prestadas pelo engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila em dezembro passado. Além de projetista, ele também era responsável oficial pela barragem ao menos até 2012.
Segundo Ávila, o reforço construído no local não considerava a liquefação, quando a estrutura da barragem passa do estado sólido para o líquido - o que pode resultar em rompimento.
A trinca foi analisada pelo engenheiro em setembro de 2014, mas, segundo soube pela Samarco, ela havia aparecido um mês antes. Afastado da mineradora desde 2012, Ávila passou a prestar consultoria à empresa em 2014, conforme explicou à PF.
Ele recomendou o redimensionamento do reforço na estrutura, a instalação de ao menos nove piezômetros (instrumentos para medir a pressão da água no solo) e o acompanhamento diário da posição do nível da água - se ele subisse, a empresa deveria bombeá-la para fora da barragem."

"DADOS PERDIDOS"

"No depoimento, o engenheiro diz não ter tido retorno da Samarco sobre as ações tomadas. Ao solicitar, sem especificar em qual data, os cálculos do que foi feito. Ávila diz que a engenheira Daviély Rodrigues Silva, nova responsável por Fundão, afirmou que o disco rígido de seu computador havia queimado e que os dados tinham se perdido.
O engenheiro solicitou então que os cálculos fossem refeitos, mas, no depoimento, ele não disse se chegou a ter acesso a esses dados."


"Daviély e outras seis pessoas, inclusive Ricardo Vescovi, diretor presidente da Samarco, foram indiciados pela PF, que apura desde novembro de 2015 a responsabilidade pelo crime ambiental.
A lama provocada pelo rompimento da barragem chegou ao litoral do Espírito Santo - e, neste mês, houve a suspeita de que tivesse atingido Abrolhos, no sul da Bahia.
Ávila não foi indiciado. As investigações continuam, e novos indiciamentos podem acontecer, segundo a PF.
O engenheiro afirma que a trinca apareceu em um recuo feito na barragem e que não estava no seu projeto.
Como a barragem foi aumentando de volume nos últimos anos, ela passou a encostar em uma estrutura vizinha, a pilha de estéril (material que envolve o minério e é desprezado) da Vale, dona da Samarco ao lado da anglo-australiana BHP Billiton.
No pé da pilha, havia surgido um lago. O contato entre as duas estruturas não era indicado pois poderia potencializar processos erosivos.
Antes mesmo que Fundão fosse construída, o estudo de impacto ambiental da barragem, de 2005, já previa que as duas estruturas entrariam em contato a partir da elevação 880 m. A barragem que ruiu estava em 898 m (altura em relação ao nível do mar).
Para ter espaço para realizar as obras que solucionassem o contato entre as estruturas, a Samarco criou um recuo, que se apoiava sobre os rejeitos da barragem.
A ruptura apontada por Ávila em 2014 estava justamente nesse recuo, inicialmente com 25 metros. No momento do rompimento, disse ele à PF, atingia 40 metros. Esse crescimento, disse ele, exigia um monitoramento ainda maior da situação.
No depoimento, Ávila diz que, ainda em 2014, apontou a existência de escavações inadequadas no pé do dique da barragem de Selinha, que faz divisa com Fundão, para implantação de tubulações.
O engenheiro sugeriu avaliações de segurança e reforço nos reparos, mas não soube dizer se isso foi seguido."


OUTRO LADO

"MINERADORA DIZ QUE PROBLEMAS FORAM TRATADOS"

"A mineradora Samarco disse em nota que todas as ocorrências surgidas no processo de manutenção de barragens em 2014 foram tratadas.
Segundo a empresa, foram instalados 12 piezômetros no local indicado pelo engenheiro Joaquim Pimenta Ávila, que havia recomendado a colocação dos medidores em Fundão depois de observar a existência de uma trinca num recuo criado no reservatório.
'Não havia previsão de recuo no projeto. Porém, foi necessário em função de um problema estrutural na galeria secundária da barragem, estrutura do projeto elaborado por Pimenta de Ávila. Ele era consultor da Samarco e, nessa condição, tem ciência do recuo', afirma a empresa.
À PF o engenheiro Ávila, ex-projetista da barragem de Fundão, alegou que sua responsabilidade na obra terminou em 2012, ao vencer seu contrato com a Samarco.
A partir de então, após a mineradora realizar uma licitação, disse a empresa VogBR assumiu a estrutura.
Após seu depoimento, a VogBR e o engenheiro da empresa Samuel Loures, que assinou a última inspeção do reservatório, feita em julho de 2015, foram indiciados.
A Samarco, porém, afirmou em nota que o engenheiro Ávila é o projetista da barragem no projeto que previa a elevação da parede da barragem até a cota de 920 m, o que estava sendo executado.
A VogBR divulgou negando a responsabilidade no projeto que estava sendo feito. Alega que seu trabalho, de ampliação da capacidade do reservatório, só seria realizado em cerca de dois anos.
Também diz que o nome do engenheiro consta como 'consultor responsável pela operação e manutenção do complexo minerador da Samarco', no Manual de Operação da Barragem do Fundão.
A VogBR diz ainda que não é a responsável pelo recuo na estrutura, onde, segundo Ávila, havia uma trinca em 2014.
À PF, Ávila disse que estranhava o fato de a VogBR ter atestado a estabilidade de Fundão em julho sem considerar em seus relatórios os piezômetros cuja instalação ele havia sugerido à Samarco.
A VogBR afirmou que fez o estudo dos dados e que os entregou ao Ministério Público.
A reportagem não localizou Daviély Rodrigues Silva."


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 95 - nº 31.699, pág. B1. Cotidiano. 16 de janeiro de 2016, sábado (Acesso: 16/01/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog