INTERNACIONAL


"EUA E UE REVOGAM SANÇÕES APÓS IRÃ CUMPRIR ACORDO NUCLEAR"


"Os EUA e outras potências mundiais anunciaram neste sábado (16) a revogação de sanções financeiras e contra o setor de petróleo do Irã após a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certificar que o país persa cumpriu suas obrigações sob o acordo nuclear em julho.
O anúncio histórico aconteceu horas depois de o Irã ter libertado quatro americanos, incluindo o repórter do 'The Washington Post' Jason Rezaian, em troca de sete iranianos presos ou indiciados nos EUA.
Com o levantamento das sanções, o Irã também se beneficiará de novas oportunidades comerciais, financeiras e no setor do petróleo.
O acordo nuclear prevê que o Irã destrua várias centrífugas e um reator nuclear que poderiam ser usados para produzir energia nuclear, além de abrir mão do enriquecimento de urânio para fins militares. A derrubada das sansões dará ao Irã acesso ao sistema financeiro internacional e permitirá que o país volte a exportar petróleo.
Amano afirmou que a certificação significa que 'as relações entre o Irã e a AIEA entram em uma nova fase. Esse é um dia importante para a comunidade internacional. Parabenizo todos que ajudaram a tornar isso realidade'.
A previsão era de que Rezaian, o ex-marine Amir Hekmati, o pastor Saeed Abedini e Nosratollah Khosrawi-Roodsari, cujo nome não havia sido divulgado previamente, voassem para a Suíça antes de serem transportados para um hospital americano em Landstuhl, na Alemanha, para tratamento médico.
Como contrapartida, os EUA vão libertar ou revogar as acusações contra sete iranianos - seis dos quais têm dupla cidadania - acusados de violar sanções americanas contra o Irã. Três deles, segundo a Reuters, foram perdoados diretamente pelo presidente dos EUA, Barack Obama. Não está claro se eles deixarão os EUA.
Além disso, os EUA suspenderão junto à Interpol mandatos para a extradição de outros 14 iranianos envolvidos com tráfico de armas."

"LIBERTADOS"

"Rezaian, 39, nasceu na Califórnia e tinha cidadania americana e iraniana. Ele era chefe da sucursal do 'Washington Post' em Teerã quando foi preso em julho de 2014, juntamente com sua mulher, Yeganeh Salehi, que foi solta dias depois. O jornalista foi acusado de espionar o programa nuclear iraniano e de reunir informações sobre violações das sanções internacionais contra o Irã. Ele foi condenado em outubro em um julgamento secreto.
Parentes dizem que sua saúde é frágil e que ele precisa de remédios. Rezaian, que é o jornalista ocidental que passou mais tempo preso no Irã, tem hipertenção, dores lombares e depressão.
'Estamos eufóricos com a informação de que Jason foi libertado e saiu do Irã', disse o publisher do Washington Post, Frederick J. Ryan Jr.
A troca de prisioneiros inclui Saeed Abedini, pastor cristão do Estado de Idaho que foi sentenciado a oito anos em 2013 por ameaça à segurança nacional, Amir Hekmati, ex-marine de Michigan preso em 2011 quando visitava sua avó na capital, sob acusação de trabalhar para a CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA).
O quarto prisioneiro libertado é Nosratollah Khosrawi, também de nacionalidade iraniana-americana."


Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 16 de setembro de 2016 (Acesso: 16/01/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog