DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.

"TERROR OLÍMPICO"
"Transmitido ao vivo para todo o mundo, sequestro de israelenses na Olimpíada de Munique foi o 11 de setembro da década de 1970"


"4h42, 5 de setembro de 1972. Usando agasalhos esportivos, oito militantes armados do Setembro Negro,, radical da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), saltam a grade que protegia a Vila Olímpica dos Jogos de Munique, na Alemanha. Eles sabiam que a segurança era frouxa - atletas voltavam de noitadas pela cerca sem problemas. Os palestinos invadem o prédio da delegação de Israel com fuzis e granadas. Num dos cinco apartamentos, o grupo encontra lutadores e levantadores de peso. Dois deles reagem e são metralhados - um dos corpos é jogado na calçada. Os terroristas tomam nove reféns. Exigem a liberação imediata de 234 árabes presos em Israel, que se recusa a negociar.
O grupo então pede um avião para fugir com os reféns ao Oriente Médio. À tarde, a Olimpíada é suspensa e as redes de TV passam a transmitir o sequestro para 900 milhões de pessoas em mais de cem países. Imagens sinistras de terroristas encapuzados pelas varandas do prédio. Era o 11 de setembro dos anos 1970.
A polícia alemã leva os terroristas em helicópteros até uma base aérea perto de Munique, com uma operação de resgate planejada. Os terroristas perceberam a armadilha, metralham os reféns e explodem um dos helicópteros. Os nove reféns, cinco palestinos e um policial alemão morrem na hora. Era o início de uma nova era no terrorismo internacional, para além do Oriente Médio."

SHOW DE TRAPALHADAS
Erros da polícia alemã contribuíram para desfecho trágico

Vila insegura: Só guardas desarmados e em trajes civis circulavam nos alojamentos dos atletas.
Recusar ajuda: Israel ofereceu forças especiais para apoiar o resgate, mas a Alemanha recusou a oferta.
Descontrole: A polícia abortou uma ação de resgate ao notar que os terroristas a assistiam ao vivo na TV.
Plano ruim: No aeroporto, não havia luz na pista e os atiradores não tinham nem rádios. Um fiasco.


SUGESTÃO

Após a leitura, separamos um pequeno vídeo sobre o atentado olímpico de 1072. As imagens são do You Tube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog