POLÍTICA INTERNACIONAL


"OBAMA CRITICA TESTES DE FOGUETE NORTE-COREANO E BUSCA AJUDA CHINESA"
"Temos estado preocupados com o comportamento da Coreia do Norte já faz um tempo, diz presidente americano"


"WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que ficou preocupado, mas não surpreso, com o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte no fim de semana, afirmando que sua administração está pressionando a China e trabalhando com a Coreia do Sul para pressionar o regime norte-coreano e para bloquear seus esforços.
Em uma entrevista veiculada nesta segunda-feira, Obama disse à rede de TV CBS que não ficou surpreso com o lançamento, acrescentando que 'nós temos preocupados com o comportamento da Coreia do Norte já faz um tempo'.
'Este é um regime autoritário. Ele é provocador. Ele violou repentinamente as  resoluções da ONU, tentou e reproduziu armamentos nucleares e agora estão tentando aperfeiçoar seu sistema de lançamento de mísseis', disse Obama.
A entrevista foi realizada no domingo, quando a Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance que disse carregar um satélite, o que levou as preocupações internacionais com sua capacidade de fabricar armamentos nucleares.
Obama destacou sua conversa, na semana passada, com o presidente da China, Xi Jinping, dizendo que lembrou o líder chinês 'sobre a necessidade de realmente apertar o cerco' à Coreia do Norte. Os dois presidentes conversaram na sexta-feira. /REUTERS."

Notícia retirada do site O ESTADO DE S. PAULO, 08 de fevereiro de 2016 (Acesso: 08/02/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog