DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.

"A ARTE DO ROUBO"
"Decorador italiano fez um grande favor a Mona Lisa ao roubá-la do Museu do Louvre"


"Talvez você ache audacioso roubar a pintura mais famosa da história da arte. Mas a verdade é que Mona Lisa não estava com essa bola toda em 1911, quando o decorador italiano Vincenzo Perruggia, funcionário do Louvre, roubou a obra-prima de Leonardo da Vinci. Ele se escondeu num armário no domingo e esperou até segunda-feira, quando o museu estava fechado. Ao sair do esconderijo, removeu o quadro da parede, arrancou a pintura de 77 centímetros de altura da moldura e saiu com ela escondida na roupa.
Na época, a Mona Lisa não era tão famosa. Então, a polícia francesa imprimiu 6,5 mil panfletos com a obra em busca de pistas. Jornais do mundo inteiro também estamparam o sorriso enigmático, com a notícia do roubo. E Mona Lisa virou uma celebridade global. Mesmo sumida: milhares de pessoas vinham ao museu ver os quatro ganchos onde o quadro estava pendurado, quando era só mais um no Louvre. A obra foi recuperada dois anos depois, na Itália, quando Perruggia tentou vender o quadro. Ele pegou um ano de cadeia, apenas."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog