MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO

MUNDO ESTRANHO: RETRATO FALADO, são histórias que movidas a comportamentos estranhos, despertam curiosidade sobre o fim de seus protagonistas. Por isso, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, para que elas também despertem a sua curiosidade. Produzido por Lucas Massao Muraoka (texto), Rodrigo Martins dos Santos (ilustra), Marcos de Lima (design), e Marcel Nadale (edição). Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores e ao site da revista.

A SERPENTE DO VIETNÃ
Charles Sobhaj (1944-) escapou de três prisões antes de começar a matar geral numa trilha turística


1: Sobhraj nasceu em Salgon, atual Ho Chi Min, filho de uma camponesa vietnamita e um mercante indiano. Seu pai fugiu de casa logo após seu nascimento e a mãe se envolveu com um soldado francês. O garoto oscilou entre Paris, onde sofria bullying na escola, e Sigon, que na época era bastante violenta. Essas duas experiências teriam forte influência em seu comportamento.

2: A família mudou-se de vez para Paris em 1953. Dez anos depois, Sobhraj foi encarcerado pela primeira vez, por roubo. Na prisão de Poissy, nos arredores da cidade, começou a exercitar sua lábia: convenceu guardas a deixarem que lesse livros em sua cela. Depois de libertado, um rico voluntário o introduziu na alta sociedade, na qual Sobhraj conheceu sua primeira paixão: Chantaí Compangnon.

3: Casaram-se logo após Sobhraj cumprir oito meses de prisão, por roubo de carro. Mas continuaram realizando crimes fiscais e lavagem de dinheiro, o que os forçou a sair da França. Na Índia, roubaram viajantes para sobreviver. Preso por assaltar uma joalheria, o bandido fingiu ter apendicite e, assim, executou a primeira das fugas incríveis que garantiriam o apelido de 'Serpente'.

4: Sobhraj começou a atuar na Trilha Hippie, um caminho turístico alternativo entre a Europa e o Sudeste asiático. Acabou preso de novo e escapou com a mesma tática de fingir doenças. Entre 1973 e 1974, fez um 'tour do crime' com o irmão, André, no Oriente Médio e Leste Europeu. Foram detidos em Atenas, mas Charles conseguiu fugir. André cumpriu 18 anos na Turquia.

5: Passando-se por traficante de drogas, Sobhraj começou a usar sua habilidade de manipulação para montar uma gangue. Alguns ele envenenavam até ficarem fracos e aceitarem se juntar ao grupo em troca do antídoto. Outros ele convencia na lábia. Se precisasse ganhar a confiança da pessoa, 'encontrava' miraculosamente os documentos dela, que ele mesmo havia surrupiado antes.

6: Dois parceiros viraram seu braço direto: a canadense Marie-Andreé Leclerc e o indiano Ajay Chowdhury. Sua primeira vítima fatal, a turista dos EUA Teresa Knowlton, foi encontrada afogada na praia de Pattaya, na Tailândia, em 1975. A segunda, a norte-americana Jennie Bollivar, também foi afogada. A semelhança entre as roupas de banho das duas motivou o apelido de "Assassino do Biquini".

7: De 1972 a 1976, o grupo cometeu entre 12 e 24 assassinatos em cinco países da Trilha Hippie. O golpe era sempre parecido: localizavam trilheiros que pareciam estar perdidos, depois os enganavam e os matavam. O trio de líderes até chegou a ser apreendido e julgado em Bonkok, mas foi absolvido, pois o governo temia que o caso afetasse o turismo na Tailândia.

8: Em julho de 1976, Sobhraj errou na dosagem ao tentar envenenar franceses em Nova Déhli, na Índia. As vítimas pudessem reagir e conseguiram rendê-lo. Ele finalmente foi detido e condenado, mas, com subornos, levou uma vida com comida gourmet e regalias na prisão. Certa vez, até conseguiu sair pela porta da frente! Voltou duas semanas depois e foi libertado, legalmente, em 1997.

QUE FIM LEVOU? Numa viagem ao Nepal em 2003, foi detido e condenado à prisão perpétua pelos crimes ainda não julgados que havia cometido no país.


A matéria acima foi retirada da revista MUNDO ESTRANHO - edição 174, págs. 12 e 13. Dezembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog