LITERATURA


"13 LIVROS QUE TODOS DEVERIAM LER AO LONGO DA VIDA, SEGUNDO LEITORES DE GALILEU"


"Quando postamos a matéria '11 livros que todo mundo deveria ler aos 20 anos' na nossa página do Facebook, muitos leitores comentaram que deveríamos abranger mais faixas etárias. Por isso nessa sexta-feira (8) postamos uma nova pergunta: 'Pessoal, quais livros vocês acham que todos deveriam ler ao longo da vida e por quê?'. Recebemos algumas respostas com indicações incríveis. Veja quais são elas: 

1. O Homem que Calculava, Malba Tahan: 'Indico para os não amantes de matemática, para terem outra visão da ciência dos números' - Leandro Millis, pelo Twitter.

2. Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago: 'O livro nos leva à reflexão de que, interiormente, somos seres que não conhecemos', Miguel, pelo Twitter.

3. O Velho e o Mar, Ernest Hemingway: 'Pela mensagem emblemática, virtuosa e empírica que o texto nos joga impiedosamente na cara. A vida se resume ali' - Odemildo Ferreira, pelo Facebook.

4. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry: 'Não importa a idade, o essencial sempre será invisível aos olhos' - Ramon Alves, pelo Facebook.

5. A Revolução dos Bichos, George Orwell: 'Uma fábula moderna que nos leva a pensar sobre o poder e as tentações que o cercam' - Luis Guilherme, pelo Twitter.

6. O Diário de Anne Frank, Anne Frank: 'Mostra como podemos passar pelas maiores adversidades da vida e ainda sonhar' - Suyanne Cavacante, pelo Facebook.

7. O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder: 'Excelente para estudar filosofia e te fazer pensar sobre as coisas' - Lucas Costa, pelo Facebook.

8. Fernão Capelo Gaivota, Richard Bach: 'Um livro que nos mostra a importância de se buscar propósitos mais nobres para a nossa existência. Sempre almejar e fazer as coisas com perfeição, nem que seja apenas para nós mesmos' - Luma Lopes, pelo Facebook.

9. O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro, Carl Sagan: 'Pode haver uma base de conhecimento ainda ignorada, sem a qual ninguém conseguirá construir o invento que se tem em mente' - Jéssica Emmel, citando a obra de Sagan, pelo Facebook.

10.Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley: 'Foi uma profecia quase bíblica de como a sociedade perderia a liberdade e o direito de escolha e a privacidade através de uma ditadura altamente tecnológica' - Rodrigo Geniale, pelo Facebook.

11. O Sol é Para Todos, Harper Lee: 'Uma obra ímpar que trabalha de forma peculiar, mais leve, temas de extrema relevância e que são extremamente atemporais (infelizmente) por suas questões sócio históricas, como o racismo' - Mateus Ferreira, pelo Facebook.

12. Os Miseráveis, Victor Hugo: 'Os personagens tem uma humanidade e uma força que torna toda a dor em algo maior: o amor que o ser humano deve ter. Victor Hugo trouxe a pobreza, que era um tema absolutamente novo na época. E apresentou uma humanidade acima das superficialidades e das regras absolutas que geram tantas injustiças. O tema ainda é tão atual e verdadeiro. Imperdível!' - Lê Sathie, pelo Facebook.

13. O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde: 'Um dos clássicos de Oscar Wilde, com sua imensurável escrita e seus ricos personagens, com personalidades fortes de célebres frases' - Ana Elisabeth Machado, pelo Facebook.

Matéria retirada do site GALILEU, 08 de abril de 2016 (Acesso: 12/04/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog