VIOLÊNCIA


"PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS EM ATAQUES SUICIDAS DO BOKO HARAM DISPAROU, ALERTA UNICEF"
"Segundo dados da agência para a infância da ONU, três em cada quatro atentados com crianças foram feitos por meninas"


"O número de crianças usadas em ataques suicidas dos terroristas do Boko Haram disparou e, segundo um relatório da Unicef divulgado nesta terça-feira, mais de três quartos dos atentados com crianças promovidos pelo grupo extremista em 2015 foram realizados por meninas.
Os dados da agência para a infância da ONU mostram que 44 crianças foram usadas em ataques suicidas na Nigéria, Níger, Chade e Camarões em 2015, onze vezes mais do que no ano anterior, quando quatro crianças participaram desse tipo de atentado. 
'O uso de crianças, especialmente meninas, em ataques suicidas tornou-se uma característica alarmante do conflito', diz o relatório da Unicef.
Manuel Fontaine, diretor da Unicef para a África Ocidental e Central, ressalta que as crianças-bomba não devem ser vistas como combatentes conscientes. 'Vamos deixar claro que essas crianças são vítimas, não agressores. Enganar crianças e forçá-las a efetuar atos fatais tem sido um dos aspectos horríveis da violência na Nigéria e seus países vizinhos', disse Fontaine.
O diretor da Unicef diz que o uso de crianças pelo Boko Haram tem efeito social danoso, pois as comunidades locais passaram a enxergá-las como ameaças, e rejeitam as que foram sequestradas ou abusadas, reportou o jornal britânico The Guardian.
Esta quinta-feira, dia 14, marca os dois anos do sequestro de 270 meninas nigerianas de uma escola em Chibok, no estado de Borno, por militantes do Boko Haram. Mais de 200 continuam desaparecidas.
Algumas meninas sequestradas e forçadas a se casar com os terroristas acabam se voluntariando a participar de ataques suicidas para se livrar da violência e dos estupros, contou à rede CNN uma adolescente que conseguiu escapar dos sequestradores. 'Elas fazem isso porque querem fugir do Boko Haram. Se eles lhe dão uma bomba, talvez elas consigam avisar a polícia e o policial consiga remover a bomba. Assim, elas poderiam fugir', contou a adolescente.
Segundo o relatório da Unicef, em apenas um ano, cerca de 1,3 milhão de crianças foram obrigadas a abandonar suas casas nos quatro países alvos dos terroristas do Boko Haram: Nigéria, Camarões, Níger e Chade."

"OS GRUPOS TERRORISTAS MAIS LETAIS DO MUNDO"


  • BOKO HARAM: O Boko Haram, cujo nome pode ser traduzido para 'educação ocidental é proibida', foi considerado o grupo terrorista mais mortal pelo Índice Global de Terrorismo 2015. No total, foram 453 ataques, 6.644 mortes e 1.742 feridos pelos jihadistas, que atuam principalmente na Nigéria, Camarões e Chade. Em abril de 2014, o grupo chocou o mundo ao sequestrar 276 meninas de uma escola em Chibok, na Nigéria, que desencadeou a campanha global chamada #BringBackOurGirls (#DevolvamNossasMeninas). Um ano e meio depois, mais de 200 garotas ainda estão desaparecidas.


  • ESTADO ISLÂMICO: O Estado Islâmico age principalmente na Síria e Iraque e tem como característica a brutalidade - decapitações, crucificações e execuções coletivas. Em 2014, foram 1.071 ataques protagonizados pelo grupo terrorista, nos quais 6.073 pessoas morreram e 5.799 ficaram feridas. Os sunitas do EI, que surgiram de uma dissidência do braço da Al Qaeda no Iraque, aspiram conquistar a região do Levante, que inclui Israel, Jordânia, Líbano e Síria. O grupo opõe-se ao regime do ditador Bashar Assad na Síria e ao governo xiita no Iraque. Afirma estar travando uma guerra sagrada contra os muçulmanos xiitas, os cristãos e os yazidis, um grupo étnico-religioso no Iraque e na Síria.


  • TALIBÃ: Surgiu na década de 80 para combater a invasão soviética no Afeganistão. Tomou o controle da nação em 1996 e governou até 2001, quando foi destruído pelas forças americanas, que invadiram o país. Atualmente, o Talibã luta contra as potências da OTAN e o governo central do Afeganistão para estabelecer um estado islâmico na região. Em 2014 foram 891 ataques, 3.477 mortos e 3.310 feridos pelo grupo, segundo o índice.


  • MILITANTES FULANI: Os Militantes Fulani atuam principalmente na República Centro-Africana e na Nigéria, mas vivem em pelo menos sete países da África. Fazem parte de uma tribo de mais de 20 milhões de pessoas, semi-nômade e pastoral, conhecida como Fulani ou Fuli e se envolvem em uma série de conflitos com comunidades agrícolas. De 2010 a 2013, os Fulani mataram 80 pessoas. Em 2014, com o aumento das atividades do Boko Haram, os ataques do grupo também cresceram: foram 1.229 pessoas assassinadas em 154 ataques.


  • AL SHABAB: O quinto grupo mais letal do mundo, segundo o Índice Global de Terrorismo 2015, surgiu na Somália em 2006. O Al Shabab (A Juventude, em árabe), atua na Somália, Quênia, Etiópia e Djibuti. São aliados da Al Qaeda e buscam constituir um estado islâmico na região. 2014 foi o ano que o grupo cometeu mais ataques, que resultaram em 1.021 mortes e 850 feridos.

Notícia retirada do site VEJA.com, 12 de abril de 2016 (Acesso: 12/04/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog