ASTRONOMIA


"NASA DESCOBRE 1.284 NOVOS PLANETAS FORA DO SISTEMA SOLAR"
"É o maior conjunto de novos planetas já anunciado, de uma vez só, pela agência espacial. Do total, nove são rochosos e potencialmente habitáveis"


"A Nasa anunciou nesta terça-feira a descoberta de 1.284 novos planetas fora do Sistema Solar - é o maior conjunto de novos planetas já anunciados, de uma só vez, pela agência espacial. Eles foram vistos pelo telescópio espacial Kepler e, do total, 550 podem ser rochosos, como a Terra, e nove deles são potencialmente habitáveis - ou seja, ficam a uma distância tal de suas estrelas que possibilitam a ocorrência de temperaturas ideais para que exista água líquida sobre a superfície, principal condição para o surgimento de vida. Com esses nove, atualmente são 21 os planetas potencialmente habitáveis já identificados no Universo - os melhores candidatos a uma 'nova Terra'.
'Esse anúncio mais que duplica o número de exoplanetas descobertos pelo telescópio Kepler', afirmou Ellen Stofan, cientista-chefe da agência espacial americana, em um comunicado. 'Isso nos dá esperança de que algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, poderemos, eventualmente, descobrir uma outra Terra'.
Candidatos à Terra - A análise foi publicada nesta terça-feira no periódico Astrophysical Journal e feita com 4.302 'candidatos a planeta', nome que recebem os dados do telescópio que indicam a probabilidade da existência de um planeta orbitando uma estrela fora do Sistema Solar. Por meio de uma nova metodologia estatística, o astrofísico Timothy Morton, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, conseguiu analisar um grupo grande de candidatos de uma vez só.
Com o novo método, Morton verificou que 1.284 têm uma probabilidade maior que 99% de serem planetas, enquanto 1.327 requerem mais estudos para serem verificados como planetas. O estudo validou ainda 984 candidatos que já haviam sido verificados como planetas por outras técnicas e descartou a existência de 707 planetas, que devem ser algum outro tipo de evento astronômico.
Essas análises são possíveis porque o observatório espacial Kepler, lançado em 2009, monitora 150.000 estrelas em busca de sinais de planeta, particularmente aqueles que poderiam ser capazes de sustentar a vida. O instrumento capta o escurecimento da luz da estrela, conhecido como trânsito, cada vez que um planeta passa orbitando diante dela. É um evento semelhante ao trânsito de Mercúrio que pode ser observado nesta semana - o telescópio percebe a diminuição da luminosidade da estrela quando algum objeto passa por ela.
Dos cerca de 5.000 candidatos a planetas encontrados até agora, mais de 3.200 já foram verificados pelos cientistas - 2.325 deles foram descobertos pelo Kepler."

Notícia retirada do site VEJA.com, 10 de maio de 2016 (Acesso: 10/05/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog