CURIOSIDADE


"BEBÊ CHINÊS NASCE COM 31 DEDOS"
"O bebê Hong Hong, de quatro meses, nasceu com 15 dedos nas mãos e 16 dedos nos pés. A anomalia, conhecida como polidactilia, ocorre em um a cada 1000 nascidos vivos"


"A história de um bebê com 31 dedos ficou conhecida na província de Hunan, na China. Hong Hong, de quatro meses, nasceu com 15 dedos nas mães e 16 dedos nos pés. Ele também nasceu sem os polegares. Os médicos diagnosticaram o recém-nascido como uma anomalia congênita, conhecida como polidactilia. O problema ocorre em um a cada 1000 nascidos vivos e pode ser diagnostica ainda na gravidez, com três meses de gestação, a partir de exames de ultrassom.
A condição geralmente é herdada de família. Se um dos pais tem, a probabilidade de passar o traço da polidactilia para a criança é de 50%. Esse é exatamente o caso de Hong Hong. Sua mãe também possui dedos extras, com seis nas mãos e seis nos pés.
Em geral, a condição para portadores da anomalia é a realização de cirurgia para a remoção dos dígitos extras e uma possível reconstrução, na ausência do polegar. Polegares opositores são essenciais porque são responsáveis pela capacidade de segurar objetos. Hong Hong, no entanto, ainda é muito jovem para ser submetido ao procedimento, segundo contou o pai dele, Zou Chenglin, à rede americana de televisão CNN. A operação deve custar cerca de 300 000 yuan chineses - o equivalente a 100 000 reais. Enquanto isso, para arrecadar o montante, a família recorreu à internet. Até agora, o casal já conseguiu 40 000 yuan (20 000 reais).
A polidactilia pode ocorrer de forma bilateral - em ambas as mãos e pés - ou só em uma mão e um pé. Os dígitos extras não seguem um único padrão. Podem ser muito pequenos ou do tamanho normal, funcionais, com articulações e movimento, ou sem função. A ciência ainda estuda os genes que causam os dedos extras. De acordo com o Guinnes World Records, o recorde de dedos pertence ao indiano Devendra Suthar, com 28 digitais. Ele tem 14 dedos nas mãos e 14 dedos nos pés."

Matéria retirada do site VEJA.com, 04 de maio de 2016 (Acesso: 04/05/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog