MUNDO


"INDONÉSIA SE PREPARA PARA EXECUTAR PRISIONEIROS"
"País estava há um ano sem conduzir fuzilamentos, por pressão internacional"


"A Indonésia está preparando a execução de diversos prisioneiros, afirmou um oficial da polícia nesta quarta-feira. O país havia feito uma pausa de um ano em suas ações ligadas à pena de morte. As autoridades não informaram quantos prisioneiros serão fuzilados, nem se há estrangeiros entre eles.
No ano passado, os brasileiros Rodrigo Gularte e Marco Archer foram executados na Indonésia por tráfico de drogas, após as autoridades locais rejeitarem os pedidos de clemência do governo brasileiro, o que gerou uma crise diplomática entre os dois países. A nação asiática é conhecida por ter leis especialmente rígidas em relação ao consumo e ao tráfico de drogas.
O governo do presidente Joko Widodo prometeu retornar as execuções por pelotão de fuzilamento em uma prisão na ilha Nusakambangan, apesar das críticas de ativistas de direitos humanos e de líderes estrangeiros.
'Estamos em alerta desde o mês passado para preparar o local', disse o porta-voz da polícia de Java, Aloysius Lilik Darmanto, acrescentando que o pelotão de fuzilamento recebeu treinamentos e orientação.
De acordo com o jornal The Guardian, as autoridades não divulgam o número de pessoas sentenciadas à morte. Porém, de acordo com a Anistia Internacional, pelo menos 165 condenados estavam no corredor da morte no fim de 2015, sendo mais de 40% dos crimes ligados a drogas."

(Com Reuters)

Notícia retirada do site VEJA.com, 04 de maio de 2016 (Acesso: 04/05/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog