CONFLITOS INTERNACIONAIS


"POLÍCIA BELGA PRENDE 12 SUSPEITOS DE PLANEJAR ATAQUES DURANTE TRANSMISSÃO DE JOGO DA EUROCOPA"
"Segundo a promotoria de Justiça do país, havia o temor de que ocorressem atentados terroristas em bares e praças públicas de Bruxelas"


"A polícia prendeu 12 suspeitos de planejar ataques em praças públicas durante a transmissão neste sábado do jogo de futebol da seleção da Bélgica pela Eurocopa, segundo o porta-voz da Promotoria de Justiça do país, Eric Van der Sypt. Van der Sypt informou que a polícia já trabalhava com a hipótese de ataques durante a partida contra a Irlanda, realizada na França, mas não tinha indícios concretos de que os espectadores eram alvos. Diversos bares e restaurantes instalaram televisores para transmitir a competição, enquanto muitas cidades disponibilizarão telões em praças públicas.
As prisões foram feitas entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado, numa operação antiterror conduzida em todo o país, afirmou Van der Sypt. No total, 40 suspeitos foram interrogados, dos quais 12 foram presos. 'Não encontramos explosivos ou armas até o momento'.
O representante do Centro de Crises da Bélgica, Benoit Ramacker, afirmou que o risco de ataques a grandes públicos está elevado há algumas semanas e não se limita ao público de futebol. 'Os telões apresentam um risco de ataques, mas não são os únicos', disse. O risco de ataque está em 3, numa escala que vai até 4.
Nas últimas semanas, oficiais de segurança da Bélgica e dos Estados Unidos têm alertado para a possibilidade de ataques ligados ao torneio continental. O governo norte-americano, inclusive, pediu que os cidadãos evite grandes aglomerações em Bruxelas, numa recomendação que se estende aos bares que transmitem as partidas na cidade.
As autoridades intensificaram as buscas nos últimos dias, à procura de explosivos, rifles e outros tipos de armamento que possam ter sido escondidos pela célula terrorista e organizou os ataques em Paris em março deste ano. Os atentados ocorreram durante um amistoso entre as seleções da França e Alemanha.
Promotores públicos parabenizaram as forças policiais pelas prisões, mas se mostraram decepcionados por armas não terem sido encontradas. O porta-voz da promotoria não comentou se a operação foi baseada em uma investigação francesa ou belga."

(Com Estadão Conteúdo)

Notícia retirada do site VEJA.com, 18 de junho de 2016 (Acesso: 18/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog