CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA LITERATURA!


"NOTAS DO SUBSOLO"
"Testemunha ocular do movimento underground da década de 1990 relata suas memórias em HQ"


Por: Douglas Utescher

"A ebulição do rock n' roll marcou a década de 1990. Com a explosão do chamado 'som de Seattle', encabeçada por bandas como Nirvana, o mundo foi acometido por uma febre de cultura alternativa. Assim como o punk, nos anos 1970, o grunge trouxe de volta aos holofotes o rock em sua forma mais bruta.
No Brasil, bandas de diversos estilos pipocaram nas garagens, zines foram publicados à exaustão, festivais aconteceram em toda parte e milhares de fitas demos foram lançados. Mas não demorou muito para o alternativo virar mainstream, saturar o mercado e entrar em decadência.
Essa é a história de Magnéticos 90: a Geração do Rock Brasileiro Lançada em Fita Cassete, contada em primeira pessoa por alguém que não só assistiu a esse processo como participou dele: Gabriel Thomaz. Membro de bandas como Litle Quali & The Mad Birds e Autoramas, Gabriel foi um ávido colecionador de demos, além de ter presenciado (e protagonizado) causos divertidíssimos.
Por si só, essas memórias renderiam um bom livro. Mas a grande sacada foi apresentá-las em quadrinhos, aproveitando o potencial imagético do texto. Em total sintonia com o espírito das bandas retratas, a arte de Daniel Juca é despojada, cartunesca e assume sua imperfeição como recurso estético. Colaborador da lendária revista Tarja Preta e coautor do documentário Malditos Cartunistas, Juca deu ao livro a cara dos fanzines da época. Pontuadas pela reprodução de capinhas de fitas, as páginas se sucedem numa leitura rápida e divertida."


"Mais do que entretenimento, porém, Magnetos 90 é um importante registro cultural de uma movimentação cultural que ainda não foi devidamente documentada. Dada a vestidão do underground roqueiro do período, muitas histórias e visões ainda estão por ser contadas."


A matéria acima foi retirada da revista GALILEU, nº 299, pág. 87. Junho de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista GALILEU e a Editora Globo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog