MORRE RÚBEN AGUIRRE, O ETERNO PROFESSOR GIRAFALES DO SERIADO MEXICANO CHAVES


Por: Lilian Capitanio

Na última sexta-feira, acordamos com a triste notícia da morte de Rúben Aguirre, que faleceu devido a diabetes e complicações renais. Ele tinha 82 anos.
Rúben Aguirre trabalhou no programa Los Supergénios de La Mesa Cuadrada (nome em espanhol), onde Roberto Gómes Bolãnos interpretava Chespirito, e posteriormente criou o seriado mexicano Chaves, convidando Aguirre para interpretar seu mais famoso personagem, Professor Girafales, que apareceu pela primeira vez em 1973. Entre os muitos bordões do professor, tinha o inesquecível 'tá, tá, tá', quando se irritava com os apelidos que recebia dos alunos, principalmente do Chaves, interpretado por Bolãnos, como o 'mestre linguiça'. No programa, Girafales também tinha um romance com Dona Florinda (Florinda Meza), mãe do Quico (Carlos Villagrán). Aguirre  interpretou vários personagens também no seriado Chapolin Colorado, também interpretado por Roberto Gómes Bolãnos. Além deles, também foi locutor de touradas e radialista.
Rubén Aguirre sofria há mais de vinte anos com a diabetes e problemas renais. Nos últimos anos, devido a dificuldades financeiras, teve seu estado de saúde agravado e com isso, houve manifestações na internet produzida por fãs, para ajudá-lo. Inclusive em programas da televisão brasileira, como no Programa do Ratinho, exibido pelo SBT, que também exibe a série há mais de 30 anos. Em sua entrevista, Rúben Aguirre contou sobre sua situação, tanto na parte financeira quanto da saúde. Também falou de seus colegas do seriado, como o Roberto Bolãnos, que faleceu em 2014, Maria Antonieta (intérprete da Chiquinha), Carlos Villagrán e Edgar Vivar (intérprete do Senhor Barriga e do Nhonho). Edgar, inclusive, foi o primeiro a divulgar seu falecimento, em uma nota publicada em sua conta no Twitter.


O funeral de Rúben Aguirre aconteceu neste sábado, 18, em Puerto Vallarta, no México. Vários de seus colegas de série se manifestaram pela internet e em nota. O caixão foi coberto por flores e maçãs, colocadas em homenagem ao programa Chaves. Milhares de fãs se emocionaram com a morte do intérprete do professor Girafales, e muitas mensagens foram publicadas nas redes sociais em referência a tristeza que sentiam pelo seu falecimento.
Por fim, nós também, do Conhecimento Cerebral lamentamos pela perda incomparável do eterno professor Girafales, que deixará saudades. Terminamos esta notícia com a frase de Edgar Vivar: 'Até sempre, meu professor preferido'.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog