DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.


"O MAR DA GANÂNCIA"
"Maior crime ambiental marinho da história foi causado por negligência de uma petroleira."


"As águas do Golfo do México nunca se recuperaram. Em abril de 2010, a explosão da plataforma de petróleo Deepwater Horizon, a 80 quilômetros de Nova Orleans, resultou numa tragédia ambiental sem precedentes nos EUA - e na morte de 11 pessoas. Vazaram 5 milhões de barris de petróleo no litoral de cinco Estados americanos, do Texas à Flórida, atingindo uma área de 180 mil km², quase o tamanho do Estado do Paraná. Resultado: diversas espécies de peixes, tartarugas marinhas, cachalotes e camarões tiveram suas populações devastadas. Até hoje, golfinhos que nadam por ali sofrem com níveis anormais de hormônios, doenças pulmonares e anemia. Enfraquecidos, eles agora encalham nas praias com uma incidência três vezes maior que o normal.
A explosão foi causada por um vazamento de metano durante a perfuração. Acidente? Não. Crime. Mais precisamente, o maior crime ambiental marinho da história. Segundo uma comissão especial de investigação da Casa Branca, tudo aconteceu por negligência da dona da plataforma, a empresa britânica British Petroleum (BP), que para aumentar seu lucro economizou irresponsavelmente na operação. Um exemplo: o concreto que deveria selar o fundo do poço era de má qualidade, conforme admitiu o fornecedor do material, ao declarar que não fez testes básicos de qualidade. Por pressão da própria BP, disposta a economizar. A petroleira também ignorou diversas avaliações e equipamentos de segurança indispensáveis. Economia criminosa e burra. A empresa foi condenada a pagar US$ 45 bilhões de multa às autoridades americanas."



SUGESTÃO

Separamos um pequeno vídeo que relembra o vazamento de petróleo no Golfo do México em 2010. As imagens são do YouTube e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog