RAPIDINHAS GALILEU

Veja os fatos de destaque no Brasil e no mundo publicados pela revista Galileu do mês de julho. Esta é a RAPIDINHA GALILEU I.


"POR QUE O ZIKA NÃO É O ÚNICO PROBLEMA"
"Longe dos holofotes internacionais, doenças como a tuberculose ainda afetam moradores das áreas mais pobres do Rio de Janeiro às vésperas dos Jogos Olímpicos"


"No final de maio, 150 cientistas de diferentes instituições estrangeiras enviaram uma carta aberta à Organização Mundial da Saúde (OMS) requisitando adiamento ou transferência da Olimpíada por conta do surto de casos do zika vírus - de acordo com o documento, há risco risco de expansão da doença para outros lugares por conta dos milhares de turistas que visitarão o Rio de Janeiro durante o evento esportivo. Em resposta, o Ministério da Saúde afirmou que a Olimpíada será disputada em uma época de baixa transmissão de doenças causadas pelo Aedes aegypti. Entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2016, foram registrados 261 casos de bebês com microcefalia no estado do Rio de Janeiro - essa condição neurológica, que impede o crescimento do cérebro, teria relação com o zika.
Mas essa não deveria ser a única preocupação com relação a doenças. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro apresenta a maior taxa de mortalidade por tuberculose entre as capitais brasileiras. Em 2014, o índice foi de 6,9 mortes por 100 mil habitantes. A doença, considerada um problema de saúde pública do século 19, está presente principalmente nas áreas mais pobres: a favela da Rocinha registra uma taxa de incidência de 372 casos por 100 mil habitantes. Índice 11 vezes maior que a média brasileira. Disseminada em locais com baixa infraestrutura sanitária sanitária, a tuberculose afeta em média 70 mil pessoas por ano no Brasil. De acordo com a OMS, o país está entre as 22 nações que concentram 80% dos casos da doença no mundo."

"11 MIL ANOS"


"É a idade de quase 3 mil vestígios arqueológicos encontrados em São Manuel, no interior de São Paulo. Os itens, utilizados por povos pré-colombianos, são todos de pedra lascada"

"EM BUSCA DA MITOCÔNDRIA"
"Micróbio que vive na barriga de chinchilas desafia as leis da Biologia"


Por: André Jorge de Oliveira

"Cientistas analisaram o genoma do Manocercomonoides sp, microrganismos que vive na flora intestinal das chinchilas, e notaram a ausência de mitocôndria. Se isso não parece grande coisa, é melhor relembrar as aulas de Biologia: responsáveis pela respiração e produção de energia , as mitocôndrias tinham presença considerada obrigatória entre as células complexas, como aquelas que formam o Manocercomonoides sp.
Os pesquisadores acreditam que, para suprir a falta da mitocôndria, o microrganismo toma emprestado de bactérias certos genes que desempenham a mesma função e vivem na barriga das chinchilas. 'É uma prova de que a vida é mais flexível do que esperávamos', afirma a bióloga evolutiva Anna Karnkowska, da Universidade da Colúmbia Britânica, que liderou o estudo."

"A ETERNA BRIGA DO TRANSGÊNICO"
"Relatório sobre segurança de sementes geneticamente modificadas ainda gera contradições"


Por: Giuliana de Toledo

"Alimento cultivados com sementes geneticamente modificadas são seguros para consumo, mas não se pode afirmar que esses cultivos cumpram a promessa de aumentar a produtividade das lavouras. Essas são as principais conclusões de um relatório de mais de 400 páginas apresentado recentemente pela Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos. O comitê analisou mais de mil estudos já feitos em todo o mundo. 'O relatório mostra uma visão favorável aos transgênicos, o que não é surpreendente, porque vários membros têm ligação com empresas como a Mosanto [maior fabricante de sementes geneticamente modificadas do planeta]', diz Rubens Nodari, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em maio, a Bayer, gigante alemã da fabricação de produtos químicos, fez oferta de US$ 62 bilhões para compra da Mosanto. A proposta foi recusada, mas a companhia se diz aberta a negociações. O Brasil é o segundo país que mais produz transgênicos, atrás dos Estados Unidos no ranking mundial. 'Entre 2000 e 2013, o Brasil mais que dobrou a quantidade de consumo de pesticidas - e a área plantada aumentou só cerca de 20%', destaca Nodari, citando dados do IBGE e do Ibama. 'Há aumento de plantas resistentes aos produtos, qualquer geneticista sabe da seleção natural. E as empresas ganham mais com o pesticida do que com as sementes'."

"MADEIRA DE LEI?"


"80% da extração de madeira no Brasil é ilegal ou desrespeitada regras ambientais, de acordo com o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV)"

"DICAS DE MAUS-TRATOS"
"Ativistas criticam o serviço TripAdvisor por exibir atrações turísticas que realizam a exploração de animais"


"Depois de caminhar por dois quilômetros sob sol forte, com calor de 40 ºC, um elefante no Camboja teve um ataque cardíaco e morreu. O caso ganhou destaque internacional por conta das circunstâncias da fatalidade: o animal, de 40 anos, era obrigado a servir como transporte a turistas que visitam templos religiosos cambojanos. Casos como esse não raridade, assim como tigres domados e chicoteados para que sejam tiradas fotografias com pessoas na Tailândia e tubarões presos em pequenas jaulas submersas para apreciação humana no Caribe. Para combater o problema, a organização britânica World Animal Protection (WAP) requisitou que o TripAdvisor, maior serviço virtual de viagens do mundo, deixasse de listar atrações que incluíssem maus- -tratos às faunas locais. Os administradores do serviço recusaram o pedido, afirmando que elencavam diferentes atrações em seu site e não apoiavam atividades desse gênero. A justificativa não foi convincente. A WAP organizou um abaixo-assinado digital e conseguiu mais de 250 mil pessoas que apoiaram a causa - até agora, o TripAdvisor não se posicionou sobre a iniciativa."

RAPIDINHA GALILEU retirada da revista GALILEU - Edição 300, págs. 10 e 11. Julho de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista GALILEU e a Editora Globo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog