MUNDO


"TERRORISTAS DEIXAM AO MENOS 36 MORTOS NO AEROPORTO DE ISTAMBUL"
"Homens-bomba na explodiram na entrada do terminal internacional; 147 pessoas se feriram"


"Turquia atribui ataque a Estado Islâmico, que não se pronuncia; ação terrorista é a quinta na cidade em um ano.
Uma série de explosões deixou pelo menos 36 mortos e 147 feridos nesta terça (28) no aeroporto internacional Mustafa Kemal Ataturk, em Istambul, o maior da Turquia.
Nenhum grupo havia reivindicado o ataque até a conclusão desta edição. Porém, o primeiro-ministro turco, Binali Yildrim, disse, com informações de polícia, que a ação foi feita pela facção terrorista Estado Islâmico.
O atentado é o mais mortal a atingir a maior cidade turca desde 2003 e o quinto em um ano. De acordo com o chefe de governo, os três autores chegaram de táxi ao terminal internacional do aeroporto.
Armados com fuzis AK-47, os três trocaram tiros com policiais antes de se explodirem, perto das 21h50 (15h50 em Brasília). O primeiro se explodiu no saguão de desembarque, enquanto os outros dois na entrada do embarque.
Diferentemente de outros aeroportos, em Istambul os passageiros passam por detectores de metal e têm as bagagens vistoriadas antes de entrar no saguão de check-in, além da habitual inspeção ao entrar na sala de espera.
Um deles chegou a ser contido por um policial antes de detonar os explosivos que levava consigo. Nas redes sociais, passageiros publicaram fotos e vídeos do ataque.
O governo afirma que a maioria dos mortos era de nacionalidade turca. Assim como em atentados passados, o presidente Recep Tayyip Erdogan defendeu a 'luta conjunta' contra o terror.
'É claro que este ataque não tem objetivo que não seja criar material de propaganda contra nosso país usando simplesmente o sangue e o sofrimento de pessoas inocentes', disse."




"SEQUÊNCIA"

"Sob efeito da guerra civil na Síria e da insurgência curda, a Turquia sofre nos últimos 12 meses com o aumento no número de atentados. O mais grave deles ocorreu em outubro e deixou 103 mortos na capital Ancara.
Assim como nesta terça, o governo atribuiu a ação ao Estado Islâmico. Porém, diferentemente do que ocorre em outros países, a facção terrorista não reivindicou a maioria dos ataques na Turquia.
Especialistas em terrorismo afirmam que o padrão deste atentado é mais próximo ao da milícia. A suspeita se baseia principalmente no ataque ao aeroporto de Bruxelas, que deixou 17 mortos em 22 de março.
Embora tenham sido menores, os atentados em Istambul atingiram principalmente áreas turísticas. O último, no dia 7, deixou 11 mortos. O crescimento da ameaça abalou o turismo no país, que sofreu queda de 34,7% em maio.
Os atentados também são consequência dos bombardeios na Turquia, iniciados em julho de 2015. Ao mesmo tempo que atinge o Estado Islâmico, os ataques aéreos chegam aos bastiões curdos.
Ataturk é o terceiro aeroporto mais movimentado da Europa, com mais de 61 milhões de passageiros em 2015 - mais que Guarulhos e Galeão juntos no mesmo período.
Devido ao atentado, os voos previstos para Istambul foram desviados para Ancara e Esmirna por quatro horas. No entanto, o voo TK16 da Turkish Airlines, que saiu de São Paulo, pousou no Ataturk às 21h54, enquanto ocorria o ataque do lado de fora.
O Ministério das Relações Exteriores ainda disponibilizou para contato os telefones do consulado em Istambul (00/xx/90/554-834-5952) e a Assistência Consular em Brasília (0/xx/61/98197-2284)."


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 96 - Edição 31.864, pág. A10. Mundo. 29 de junho de 2016, quarta-feira (Acesso: 29/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog