LITERATURA


"6 LIVROS DE FICÇÃO CIENTÍFICA QUE ENSINAM (MESMO) SOBRE ASTRONOMIA"


Por: Cláudia Fusco

"A Sociedade Astronômica do Pacífico, uma organização educacional e científica americana, fez uma lista de leitura para interessados em astronomia, apresentando obras literárias que possuem material realmente bem apurado sobre o estudo do espaço. Confira alguns dos livros mais bacanas dessa seleção abaixo - priorizando obras que podem ser encontradas em português, mas você também pode a lista completa no site.

Contato, de Carl Sagan.
Destaque científico: Todo mundo sabe que Sagan foi um grande cientista e divulgador científico - e não é à toa que há dois livros dele nessa lista. Os protagonistas de 'Contato' usam um tipo de buraco de minhoca que funciona como um 'metrô' para viagens interestelares. Este sistema foi criado pelo astrofísico Kip Thorne e seus alunos, e futuramente seria provado como cientificamente plausível.

Os próprios deuses, de Issac Asimov
Destaque científico: A novela apresenta o conceito de causar quasar (abreviação de 'fonte de rádio quase estelar'), que é um objeto astronômico de grande energia, Asimov tenta 'resolver' a origem do Big Bang.

Guerra sem fim, de Joe Haldeman
Destaque científico: O romance apresenta os conceitos de Relatividade Geral e Relatividade Espacial por meio de uma guerra interestelar bastante tensa. A história ganhou os prêmios Locus, Hugo e Nebula, as principais premiações de ficção científica e da fantasia.

Cosmos, de Carl Sagan
Destaque científico: Algo que se destaca na obra de Sagan é seu retrato bastante realista de rádios telescópios utilizados.

O martelo de deus, de Arthur C. Clarke
Destaque científico: É uma das melhores obras sobre o risco de colisão de asteroides sobre a Terra.

A mão esquerda da escuridão, de Ursula Le Guin
Destaque científico: Muito se especula sobre encontros com extraterrestres e como se comportariam em sociedade. Nessa história premiada, Le Guin nos apresenta aliens que mudam de sexo conforme suas necessidades e vontades, um conceito considerado respeitável na comunidade científica. Além de uma grande obra literária, a investigação sobre papéis de gênero no romance de Le Guin vale muito a leitura."

Matéria retirada do site GALILEU, 29 de dezembro de 2015 (Acesso: 15/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog