SAÚDE


"PELA PRIMEIRA VEZ, VACINA DE ZIKA SERÁ TESTADA EM HUMANOS"
"Os resultados do estudo, que busca avaliar a segurança e tolerabilidade do imunizante, serão anunciados ainda este ano"


"A agência americana de medicamentos (FDA, na sigla em inglês) aprovou nesta segunda-feira o início de testes de uma vacina contra zika em humanos. O ensaio clínico tem como objetivo determinar a segurança e tolerabilidade do imunizante produzido pela americana Inovio Pharmaceuticals, em parceria com a sul coreana GeneOne Life Sciences. Caso seja bem sucedida, a próxima fase de estudos irá verificar a eficácia e eficiência do produto.
O teste, que começará em algumas semanas, consistirá na aplicação da vacina - chamada GLS-5700 - em 40 voluntários saudáveis. O produto é o que se conhece por vacina de DNA, ou seja, é baseado em DNA geneticamente modificado que imita o vírus. Ao ser injetado no corpo, esse material chega até as células, que por sua vez, começam a produzir substâncias que seriam normalmente produzidas pelo vírus. Ao encarar o zika como invasor que precisa ser atacado, nosso corpo inicia uma resposta do sistema imunológico que estimula a produção de anticorpos linfócitos T, células responsáveis por identificar e matar as células infectadas, criando assim uma memória imunológica.
Testar a segurança de uma vacina em voluntários é um procedimento de praxe no desenvolvimento de vacinas. Se os resultados deste ensaio forem positivos, a próxima fase consistirá em testar a eficiência e eficácia do imunizante em pessoas infectadas. Segundo o Inovio, os testes realizados em animais de grande porte - macacos e roedores - mostraram uma forte resposta imunológica desencadeada pelo GLS-5700.
Embora acredite que uma dose seja suficiente para proteger contra o zika, Joseph Kim, presidente da Inovio, disse que a empresa também vai testar a segurança e tolerabilidade de regimes de duas e três doses, com um mês de intervalo entre cada uma. Espera-se que os resultados da fase I estejam disponíveis até o final deste ano.
Outras vacinas contra o zika estão em fase inicial de desenvolvimento pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), pela farmacêutica francesa Sanofi e pela indiana Bharat Biotech."

Notícia retirada do site VEJA.com, 20 de junho de 2016 (Acesso: 20/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog