SOLIDARIEDADE


"CONTRA FRIO, VOLUNTÁRIOS ESPALHAM CASINHAS PARA CÃES NAS RUAS DE LAGES (SC)"


Por: Lívia Marra

"Para tentar amenizar as situações dos cães abandonados, voluntários iniciaram um projeto para espalhar casinhas pelas ruas de Lages (SC).
'Esta é minha casa, fui abandonado. Por favor, me ajude com água e comida. Se não puder me ajudar, tudo bem, mas, por favor, não me faça nenhum mal. Eu não faço mal a ninguém'. O recado, fixado nos abrigos, tem dado resultados, e moradores começaram a doar também cobertores para aquecer os animais.
'Aqui em Lages faz muito frio. Quando você vai dormir e pensa que vai está em casa, embaixo das cobertas, com seus bichinhos ali tremendo, imagina quem não tem onde se recolher', diz a empresária Bruna Carolina Uncini, 26, idealizadora do Ajude um Animal de Rua.
Uncini afirma que sempre tentou ajudar animais abandonados, em um 'trabalho de formiguinha'. 'Estava cansada de ver uma situação que eu queria interferir, mas não sabia o que fazer'.
Recentemente, ela encontrou nove filhotes abandonados. 'Estavam sendo comidos vivos por formigas e moscas. Foi uma das cenas mais tristes que vi. Então, chamei minhas irmãs, fui atrás de contatos e falei: vamos fazer alguma coisa', diz.
Para Uncini, as casinhas foram 'um estalo que deu certo'. A arrecadação e a divulgação começaram no final de abril, e cerca de um mês depois os primeiros abrigos foram instalados."


"A meta é espalhar 500, por toda a cidade. Até agora, já são 88 em diferentes pontos. O projeto é uma parceria com a Gerência de Proteção Animal da cidade e a ONG Adote Lages.
As casinhas são construídas por uma empresa de Rio do Sul, com material ecológico e que conserva 40% da temperatura. Custam R$106, cada uma, incluindo o transporte.
Além de doações de qualquer valor, empresas que decidiram colaborar e patrocinar o projeto podem, por mais R$12, ter seu nome exibido em um abrigo.
Ainda estão nos planos dos organizadores identificar, castrar e vacinar os cães de rua e, posteriormente, fazer uma campanha de conscientização contra o abandono de animais nas escolas municipais e estaduais da cidade."

"CACHORRO SENTE FRIO"

Além da iniciativa em Lages, ações voluntárias em diversas cidades do país arrecadam roupinhas e cobertores para levar um pouco de calor a animais de rua ou abrigados em ONGs.
Ações nas redes sociais também sempre ajudam quem busca dar um pouco de conforto aos bichinhos. Uma delas ensina a fazer casinha de papelão para os animais carentes."

Matéria retirada do site FOLHA DE S. PAULO - BOM PRA CACHORRO - um blog sobre o melhor amigo do homem, 20 de junho de 2016 (Acesso: 20/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog