CIÊNCIA


"TRANSFUSÃO DE SANGUE REVERTE A MENOPAUSA - E FAZ MULHER VOLTAR A SER FÉRTIL"
"Nova técnica pode revolucionar a reprodução humana, mas também traz riscos"



Por: Bruno Garattoni

"Quando as mulheres entram na menopausa, geralmente entre 45 e 55 anos, deixam de produzir óvulos - e, por isso, não podem mais ter filhos. É parte do ciclo natural da vida. Mas uma nova técnica pode reescrever essa história. Graças a ela, uma mulher que estava há 5 anos na menopausa voltou a produzir óvulos - um dos quais foi fertilizado e deu origem a um embrião humano.
A técnica foi criada pelo ginecologista grego Konstantinos Sfakianoudis, que a apresentou no congresso anual da European Society of Human Reproduction. Ela consiste em retirar sangue da própria pessoa e colocá-lo numa centrífuga. A rotação da centrífuga separa os componentes do sangue e produz o chamado plasma rico em plaquetas (PRP): plasma sanguíneo com uma concentração anormalmente alta de plaquetas, 5 vezes maior que o normal. Aparentemente, o PRP acelera a regeneração de tecidos, e por isso tem sido usado, de forma experimental, para tratar lesões em músculos e articulações.
Sfakianoudis teve a ideia de injetar PRP nos ovários da paciente. Deu certo: seis meses depois, ela voltou a produzir óvulos. Um foi coletado e fertilizado (com espermatozoides do marido da paciente), dando origem a um embrião humano, que atualmente está congelado. Os cientistas dizem ter conseguido coletar mais dois óvulos da paciente, que também serão fertilizados - e implantados no útero para que ela engravide. Segundo a equipe, a técnica foi usada com sucesso em mais de 30 mulheres, todas entre 46 e 49 anos.
Não se sabe como o PRP atua nos ovários, mas acredita-se que ele estimule a ação das células-tronco. O anúncio tem gerado discussão entre especialistas, que acusam a equipe grega de colocar pacientes em perigo por não testar a técnica em animais primeiro. Outro ponto a levantar debate são os riscos envolvidos em gravidez muito tardias - quanto maior a idade da gestante, maior o risco de complicações para ela e para o feto."

Matéria retirada do site SUPERINTERESSANTE, 22 de julho de 2016 (Acesso: 22/07/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog