MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


POR QUE AS MEDALHAS OLÍMPICAS TÊM O DESENHO DE FOLHAS DE LOURO?


Texto e edição: Marcel Nadale
Design: Yasmin Ayumi

TUDO NOVO NO RIO
Medalhas de 2016 têm inovações ecológicas e inclusivas



DIRETO DA FÁBRICA
As medalhas do Rio foram elaboradas pela equipe de design do Comitê Rio 2016 e depois modeladas pelo Departamento de Matrizes da Casa da Moeda. Sim, a mesma Casa da Moeda que imprime as notas de real. Ela já havia cuidado da premiação do Pan de 2007.

PESO PESADO
No total, mais de 100 funcionários da Casa da Moeda Brasileira colaboraram na fabricação de 2.488 medalhas olímpicas e 2.642 paraolímpicas. Cada uma pesa 500 g, um recorde (as de Londres, em 2012, tinham 400 g). Também pela primeira vez o centro é ligeiramente mais elevado do que as bordas. Serão distribuídas ainda 75 mil medalhas de participação.

COMO UMA DEUSA
A folha de louro, envolvendo o logotipo Rio 2016, está em uma das faces da versão olímpica. Na outra, há uma imagem de Nike, a deusa grega da vitória diante do Partenon - obrigatória na honraria desde 2004. Já no modelo paraolímpico, ela foi substituída por uma inscrição em braile. Na Olimpíada, campeões também ganharão uma escultura do logo e, na Paraolimpíada, um boneco do mascote Tom.

OUVINDO O PRÊMIO
Outra inovação muito legal está nas versões paraolímpicas: pela primeira vez, elas contêm um pequeno guizo em seu interior, que permitirá a atletas com deficiência visual diferenciar as medalhas de ouro (som forte), prata (som médio) e bronze (som fraco). Analistas acreditam que, no Rio, o Brasil terá seu melhor desempenho nas Paraolimpíadas até hoje.

OURO E PRATA JUNTOS
A composição dos prêmios de prata e bronze também contém material reciclado, oriundo de equipamentos eletrônicos. Já o de ouro é 100% livre de mercúrio (uma substância tóxica na garimpagem). Mas ela não é feita só de ouro: seguindo o padrão de outros Jogos, ela leva só 6 g desse metal precioso (com 99,9% de pureza). O resto é prata, com 92,5% de pureza.

A NATUREZA AGRADECE
Vários detalhes do troféu também são ecológicos. A fita, por exemplo, é feita com 50% de garrafa PET reciclada. Os estojos são de madeira freijó, cultivada em áreas com atividade ambiental sustentável e socialmente responsável. Até os pódiuns de pinheiro, enfeitados com mangue de praia, foram elaborados para serem reutilizados como móveis após os jogos.


812 
Medalhas de Ouro

812
Medalhas de Prata

864
Medalhas de Bronze

Haverá três trilhas sonoras e três figurinos para os entregadores das medalhas, de acordo com a formalidade da ocasião.


MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirado da revista MUNDO ESTRANHO - Edição 183, págs. 38 e 39. Julho de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog