MEIO AMBIENTE


"SECA NO PARAGUAI PROVOCA MORTE EM MASSA DE ANIMAIS SELVAGENS"


Por: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

"Os urubus estão nos galhos mais altos das árvores, seus corpos negros contrastam com a madeira sob seus pés. Abaixo deles, jacarés e capivaras rastejam na lama na lagoa Agropil à procura de água, que deverá ficar escassa por muitos meses. O rio secou e não há lugar para os animais se refugiarem.
A lagoa, localizada na província ocidental paraguaia do Boquerón, é apenas um dos muitos trechos do rio Pilcomayo que tem registrado inúmeras mortes de jacarés, peixes e outras criaturas do rio, informa a National Geographic.
Não há quaisquer estimativas oficiais do Ministério do Meio Ambiente, mas Roque González Vera, jornalista do ABC Color, no Paraguai, relata a devastação em alguns lugares: suspeita-se que 98% dos jacarés e 80% das capivaras estejam mortos.
O Paraguai está enfrentando uma severa crise ecológica decorrida da combinação da seca e da má gestão que deixou o rio Polcomayo seco em uma extenção de 700 quilômetros, de acordo com o jornalista.
Em 24 de junho, o Paraguai declarou estado de emergência ambiental, mas pouco tem sido feito ou pode ser feito para aliviar a situação dos animais ameaçados até o retorno da temporada de chuvas.
A estação seca normalmente dura até outubro e a recarga anual ocorre geralmente até janeiro.
De acordo com o Ministério das Obras Públicas e Comunicação (MOPC), esta é a segunda pior seca dos últimos 30 anos e esta escassez de chuva não era observada desde 1996 e 1997.
Sozinha, a seca representa uma ameaça para a vida selvagem e para a agricultura, mas a crise foi agravada pela má gestão dos recursos hídricos e da infraestrutura do governo paraguaio, afirma Vera."


"Em certa medida, o governo concorda. O MOPC concluiu que a Comissão Nacional do Pilcomayo fez um trabalho insuficiente de manutenção de canais e do rio e, recentemente, demitiu o chefe da comissão, Daniel Garay, acusado de irregularidades.
No entanto, a má gestão também se estende até a fronteira com a Argentina. Em 1991, os dois países assinaram um acordo de distribuição de água para o Pilcomayo, mas eles têm lutado para manter uma distribuição justa de água.
O geólogo argentino Oscar Orfeo, do Centro de Ecologia Costeira Aplicada, acredita que a falta de água é simplesmente um resultado natural da morfologia do rio.
Ele também acredita que a atual emergência ambiental não pode ser atribuída a um período de seca extrema, mas sim a um comportamento 'sinuoso' do rio.
Em meio à pressão da população, o ministro das Obras Públicas e Comunicação, Ramón Jiménez Gaona, anunciou que o governo está trabalhando com as autoridades locais, grupo indígenas e moradores para remediar a situação.
No entanto, apesar das afirmações do governo, até agora tem havido pouca ação para resolver a crise, diz Vera.
Na realidade, é difícil enxergar uma solução clara agora: com a seca, não há como descarregar ou desviar água.
As opções existentes para a reabilitação do Pilcomayo se referem principalmente à limpeza e a renovação dos canais que são preenchidos com sedimentos, mas não é fácil nem rápido fazer isso.
Para restaurar um fluxo consistente em ambos os lados da fronteira, o Paraguai e a Argentina devem se comprometer a compartilhar a água, mas a cooperação entre os países não tem ocorrido.
Até que haja desenvolvimento e manutenção infraestruturais, só resta esperar que as chuvas no próximo ano sejam suficientes para salvar os animais ou que o rio corra de volta para o seu canal paraguaio.
Infelizmente, enquanto esta crise não é solucionada, diversas espécies inocentes padecem."

Notícia retirada do site ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais, 27 de julho de 2016 (Acesso: 27/07/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog