VIOLÊNCIA


"RADICAIS DEGOLAM PADRE EM IGREJA FRANCESA"
"Estado Islâmico assume autoria do ataque; um dos terroristas usava pulseira eletrônica e tentou ir à Síria duas vezes"


"Agressores feriram um fiel de 86 anos; segundo testemunha, eles filmaram ação e fizeram 'sermão' no altar.
Dois terroristas mataram um padre de 85 anos degolado e feriram gravemente outra pessoa durante uma missa em uma igreja em Saint-Étienne-du-Rouvray, na Normandia (Norte da França), nesta terça (26). Os autores do ataque foram mortos pela polícia logo depois.
O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque contra o que chamou de alvo 'da coalizão de cruzados'.
Um dos agressores foi identificado como Adel Kermiche, 19, cujos pais já teriam sinalizado seu comportamento radical às autoridades para evitar que ele viajasse para a Síria. Seu comparsa não havia sido identificado até a conclusão desta edição.
Kermiche, que cresceu em Saint-Étienne-du-Rouvray, tentou ir à Síria duas vezes no ano passado usando documentos de familiares. Na última, foi detido já fora da França e respondeu a acusações de terrorismo.
Segundo o promotor francês François Molins, o rapaz tinha sido colocado em prisão domiciliar com uma pulseira eletrônica que era desligada durante algumas horas toda manhã - o que fez parte do acordo com seus advogados.
O ataque ocorreu justamente neste período, durante uma missa rezada pelo padre Jacques Hamel, na qual estavam três freiras e dois paroquianos. Todos foram feitos reféns e alguns usados como escudo para evitar que policiais entrassem na igreja.
Os agressores obrigaram o padre a se ajoelhar antes de ser degolado. Um fiel de 86 anos ficou ferido.
'Eles o forçaram a ficar de joelhos e ele tentou se defender. Foi aí que o drama começou', disse uma freira, Irmã Danielle, que conseguiu escapar, que conseguiu escapar, à rádio RMC. 'Eles estavam se filmando. Fizeram uma espécie de sermão em árabe no altar'.
Segundo Molins, os dois terroristas foram mortos ao deixarem a igreja gritando 'Allah akbar' (Deus  é o maior). Um deles carregava três facas e um cinto com explosivos falsos. O outro levava um cronômetro de cozinha envolvido em papel alumínio (possivelmente para simular uma bomba) e explosivos falsos em uma mochila."

"GUERRA CONTRA O EI"

'Atacar uma igreja e matar um padre é profanar a república', disse o presidente François Hollande em pronunciamento na TV. 'O EI declarou guerra contra nós e precisamos lutar por todos os meios possíveis, respeitando a lei'.
O papa Francisco disse compartilhar a 'dor e do horror' pelo assassinato bárbaro do padre. 'Estamos particularmente afetados por essa horrível violência, ocorrida em uma igreja, lugar sagrado'. 
Esse foi o último de uma série de ataques na Europa - alguns com ligação com o terrorismo. No dia 14, o EI assumiu um atentado com caminhão em Nice, onde morreram 84."


"SÉRIES DE ATAQUES INCENTIVA EXTREMISTAS A IMITAR ATOS"

Por: Daniel Buarque

"Enquanto a facção terrorista Estado Islâmico perde terreno no Oriente Médio, a Europa enfrenta com ansiedade uma onda de atentados que gera uma forte sensação de insegurança e alimenta radicalismos e intolerância entre a população.
Esta é a estratégia do EI para continuar a 'mobilizar suas tropas, transmitir sua propaganda e recrutar mais 'soldados', diz Cécile Alduy, professora do Instituto de Estudos Internacionais da Universidade Stanford.
'Cada ataque terrorista leva outros candidatos a radicais a partirem para a ação', afirma à Folha, por e-mail.
'Há um efeito de imitação. Indivíduos fascinados pela violência e ideologia radical islâmica usam ataques anteriores como modelos para suas próprias ações terroristas', diz Alduy.
Segundo ela, mesmo que a sequência de atentados ocorra de forma espalhada e que haja poucas evidências de um vínculo real com o EI, há algo que liga esses atentados.
'O dominador comum é o radicalismo islâmico, bem como o perfil sucinto dos terroristas: imigrantes ou descendentes de imigrantes, agora refugiados sírios. Isso parece o suficiente para validar o discurso da extrema-direita', afirma.
Alduy desenvolve um projeto de pesquisa sobre políticas de identidade e a extrema-direita na França. Este tema, ela diz, se reflete fortemente na reação social e política da Europa à recente ondas de atentados.
'Quando o medo, a tristeza, a raiva e a confusão prevalecem - e quem pode culpar os europeus por se sentirem assim nesse momento?-, as pessoas querem soluções rápidas e radicais', afirma, indicando o que impulsiona a resposta política radical.
'Minutos após o ataque em Nice, políticos franceses aproveitaram o momento para lançar polêmicas gratuitas', diz, criticando a escalada violenta da retórica e as medidas propostas contra imigrantes e refugiados muçulmanos, 'todos vistos como potenciais terroristas'."

"REFUGIADOS"

"A pesquisadora diz que a avaliação vale também para os refugiados, que acabam sendo associados à escalada de ataques.
'A Europa recebeu um milhão de refugiados ao longo dos últimos 2 anos. Assim, a proporção de envolvidos em terrorismo é infinitesimal', diz. 
Para ela, entretanto, a opinião pública não dá atenção para este dado. 'O que importa é a percepção de uma ameaça pelo fluxo de refugiados, e apenas um ou dois acontecimentos irão confirmar as opiniões de quem já está convencido de que isso é um perigo', afirma."


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 95 - Edição: 31.892, pág. A11. Mundo. Quarta-feira, 27 de julho de 2016 (Acesso: 27/07/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog