SAÚDE


"PESQUISADORES INVESTIGAM INDÍCIOS DE RELAÇÃO ENTRE VÍRUS BOVINO E ZIKA"


"O vírus zika pode ser o único responsável pela Epidemia de microcefalia no Nordeste do país. Traços do VDVB, vírus da diarreia viral bovina, que atinge o gado, foram encontrados em fetos com microcefalia, segundo pesquisadores brasileiros. O estudo está sendo desenvolvido por pesquisadores UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do Ipesq (Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto).
'Estamos trabalhando jundo com a SVS (Secretária de Vigilância em Saúde) para fechar esse ciclo. Ainda é muito precoce para falarmos numa colaboração viral, mas está se encaminhando para essa hipótese', afirma um dos pesquisadores da UFRJ.
O VDVB é um vírus que causa má-formação em fetos bovinos. A ação é semelhante ao observado em fetos humanos afetados pelo vírus zika. Um tipo de VDVB detectado na Europa já havia sido considerado um possível contaminante de leite e carne.
Três fetos com microcefalia apresentaram traços do VDVB. A descoberta das partículas do vírus na necropsia do cérebro dos recém-nascidos informada ao Ministério da Saúde no dia 20 de junho.
Os pesquisadores tentam agora isolar o vírus para garantir que existe a relação com o zika e os problemas de má-formação.
Segundo os responsáveis pelo estudo, o VDVB poderia ser um dos responsáveis pelo elevado número de casos e a gravidade dos mesmos no Nordeste. O vírus não é raro e pode estar presente em até 10% das pessoas de determinados grupos.
Contudo, especialistas pregam cautela quanto à possível descoberta: 'Faltam evidências sólidas se há algum papel relevante desse vírus no que estamos observando com o zika', afirma Paolo Zanotto, virologista da USP, que não participou do estudo.
Segundo Zanotto, é comum a contaminação de reagentes laboratoriais, usados em culturas de células, por exemplo, com o VDVB - não seria inesperado que ele 'aparecesse' em testes que procuram por vírus nas amostras."

"HIPÓTESE"

"A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde já foram informados sobre o estudo e possível correlação com os vírus. Nesta quinta (30) houve uma reunião com o Ministério da Agricultura para estudar possibilidades de ação caso os indícios sejam confirmados. A pasta diz que vai acompanhar o desdobramento da pesquisa e a comprovação da hipótese com o Ministério da Saúde, para então avaliar as medidas que podem ser necessárias.
O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (1º) que acompanham novas pesquisas que investigam outros fatores que, associados ao vírus zika, podem levar à microcefalia e as outras má-formações em bebês ainda na gestação.
Embora seja um achado significativo, a pasta ainda reforça que é cedo para conclusões sobre a hipótese. 'A presença de partículas ou fragmentos do VDVB nas amostras coletadas não significa a existência de vírus ativo, nem que essa espécie de vírus seja responsável pelas malformações', informa, em nota. 'Há necessidade de novas pesquisas para esclarecer o significado desses achados', completa.
Os estudos sobre a possibilidade de associação dos casos de microcefalia com o VDVB foram divulgados pelo jornal 'O Estado de São Paulo'.
Após ser informado sobre os resultados, o Ministério da Saúde enviou uma equipe com quatro pessoas à Paraíba para ajudar na investigação e na análise dos dados. A descoberta dos fragmentos do VDVB em amostras dos bebês também foi comunicada à Opas/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde), 'conforme o regulamento internacional'."


Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 01 de julho de 2016 (Acesso: 01/07/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog