GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE). O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 1: CARTOGRAFIA


IMAGENS DE SATÉLITE CONTRA A POBREZA
Fotos noturnas feitas do espaço são uma nova ferramenta para medir níveis de desenvolvimento no planeta e identificar as regiões mais carentes


A imagem que ilustra a página ao lado, da península coreana iluminada durante a noite, foi captada por astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) há três anos e revela um cenário intrigante: enquanto os territórios da Coreia do Sul e da China cintilam com o clarão gerado pela iluminação das cidades desses países, a Coreia do Norte encontra-se quase totalmente na escuridão. A exceção é a capital, Pyongyang, facilmente identificada como um ponto iluminado no meio do breu. 

Para além da simples curiosidade, a análise da intensidade da iluminação em imagens noturnas do nosso planeta revela indiretamente o grau de desenvolvimento econômico daquela região. Por essa lógica, quanto mais claro é um certo lugar, mais rico ele é, já que a luz é uma necessidade humana básica, e as pessoas tendem a usá-la mais na medida em que são mais ricas. Consequentemente, a escuridão indica os lugares menos desenvolvidos.

Por isso, fotografias noturnas do planeta feitas do espaço têm sido cada vez mais utilizadas por economistas como uma ferramenta importante para estimar o grau de riqueza e de pobreza de regiões do globo - principalmente aquelas carentes de dados econômicos mais acurados, como muitos países da África Subsaariana. Dessa forma, é possível identificar os bolsões de pobreza com maior precisão e encaminhar as ações públicas necessárias.

Mas não se pode tomar esse dado isoladamente. A simples observação da imagem noturna pode levar a imprecisões, já que um bairro pobre, mas com alta densidade populacional, pode ter o mesmo nível de luminosidade de uma vizinhança rica, mas esparsamente povoada. Por isso, um estudo divulgado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere a combinação da análise das imagens noturnas com fotos diurnas de alta resolução - ao verificar também o local durante o dia, mostrando quão urbanizado é o lugar, a metodologia tende a ser mais precisa.

Esses estudos são um bom exemplo de como a cartografia nos fornece informações imprescindíveis para mostrar a realidade de diferentes localidades e fomentar o estabelecimento de políticas públicas. Neste capítulo, você ficará ainda mais dentro da linguagem e do poder dos mapas no estudo da Geografia.


Págs. 10 e 11  (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog