NACIONAL


"NOVO NAUFRÁGIO, AGORA NA BAHIA, MATA 18"
"Sob chuva, lancha com 124 pessoas tomba no mar perto de Salvador, dois dias após barco com 52 ter afundado no Pará"


Por: João Pedro Pitombo
        DE SALVADOR
            Franco Adailton
        COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SALVADOR

"Embarcação tinha toda a documentação, segundo agência reguladora; causas do acidente ainda serão apuradas.
O naufrágio de uma lancha na baía de Todos-os-Santos, nas proximidades de Salvador, deixou ao menos 18 mortos na manhã desta quinta (24). A embarcação, com capacidade para 162 passageiros, levava 124 pessoas, entre elas quatro tripulantes. Mais de 90 foram resgatadas.
Ao menos duas crianças morreram no acidente. Darlan Reis Queiroz, de 2 anos, e Davi Gabriel Martim, de seis meses, que foi fotografado nos braços de um socorrista pela manhã - não se sabe se ele está entre os óbitos contabilizados pelas autoridades.
Eram 6h30, chovia muito, o mar estava agitado, e a lancha iniciava uma travessia estimada em cerca de 40 minutos entre o município de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, até a capital baiana.
A viagem foi interrompida logo nos primeiros minutos, a cerca de 200 metros do terminal marítimo, quando fortes ondas atingiram a lancha e a deixaram de ponta-cabeça. Os passageiros foram jogados ao mar.
'Uma primeira [onda] atingiu a embarcação, que ficou de lado e fez todos correrem pro lado oposto. Em seguida, uma segunda onda fez a embarcação virar', conta o sonoplasta Edvaldo Santos, 51, que faz o trajeto diariamente para trabalhar em Salvador. Para ele, a impressão era de que a lancha estava lotada."


"Matheus Ramos, 23, afirma que estava sentado próximo à lateral e viu o barco virar por cima dele. 'Fui atingido no ombro esquerdo. Quando emergi, dei de cara com uma lona e tive que rasgá-la para poder respirar'.
Felipe Martins da Silva, 22, que estuda engenharia da computação na capital, conta que dormia na parte interna da lancha quando sentiu ela virar. 'Entrou muita água de uma vez, a parte interna encheu quase toda. Tive sorte que estava perto de uma janela e consegui sair'.
Ele diz que conseguiu vestir um colete salva-vidas e permaneceu junto a outros sobreviventes. Eles foram resgatados por pescadores depois de ficarem uma hora sem rumo - os salvamentos começaram com barqueiros da região.
Eduardo Aguadê, 65, lembra que a maioria conseguiu subir em botes que caíram na água. Ele ajudou um idoso que se segurava numa mochila e diz que o resgate demorou. Os dois ficaram cerca de duas horas à deriva.
Funcionário da Prefeitura de Salvador, Eduardo afirma que a lancha Cavalo Marinho 1 era uma das mais antigas em operação no terminal, sendo evitada por parte dos que fazem a travessia.
Esse percurso é comum tanto para moradores que trabalham ou estudam em Salvador como para quem busca um caminho mais rápido entre a capital e o litoral sul do Estado. Cerca de 5.000 pessoas navegam de um lado para outro da baía todo dia.
Um antigo projeto do Estado prevê a construção de uma ponte de 12,2 km entre Salvador e a ilha de Itaparica. Estimada em quase R$ 10 bilhões, ela seria a segunda maior do Brasil, atrás apenas da Rio-Niterói, mas nunca saiu do papel.
Hoje a travessia é feita por duas empresas que têm a concessão da linha, emitida pela Agerba, agência estadual que regula o transporte hidroviário do Estado. A Cavalo Marinho 1 era da CL Transportes.
Segundo a Agerba, o barco estava com a documentação regularizada, tinha autorização para a viagem e possuía botes e coletes salva-vidas, mas somente uma investigação apontará causas e responsabilidades do acidente.
O Ministério Público da Bahia divulgou nota dizendo que vai designar um promotor para acompanhar a apuração dos fatos. Acrescentou que tem alertado há mais de dez anos sobre a precariedade do transporte hidroviário na região e que propôs ações civis públicas sobre a questão.
Esse é o segundo grande naufrágio no país nesta semana. Na terça (22), no Pará, uma embarcação afundou com 52 pessoas a bordo - 21 morreram e quatro continuavam desaparecidas até esta quinta.
Em nota, o presidente Michel Temer (PMDB) 'lamentou profundamente as perdas trágicas' na Bahia, assim como o governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM)."


A notícia acima foi retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 97 - nº 32.286, pág. B1. Cotidiano. 25 de agosto de 2017, sexta-feira (Acesso: 25/08/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog