ASTRONOMIA


"PLANETA ESCURO DE FORMA OVAL É DESCOBERTO PELO HUBBLE"
"Segundo os astrônomos, o exoplaneta reflete menos luz do que o asfalto"


Por: Nathan Fernandes

"Cientistas da Universidade de McGill, e da Universidade de Exelter, no Reino Unido, descobriram um planeta com uma característica bastante improvável: ele é escuro - absorvendo 94% de toda a luz que incide sobre ele.
Através dos dados do telescópio Hubble, os astrônomos descobriram que o planeta tem um albedo de 0,0064 - 'albedo' é o poder de reflexão que um planeta ou asteroide tem. Para comparação: o albedo da Terra é de cerca de 0,39 ou 39%, já o da Lua é de 0,12. Ou seja, o planeta escuro reflete menos luz do que o asfalto.
O planeta WASP-12b - que se encontra fora do Sistema Solar e, portanto, é um exoplaneta - está localizado a 1.400 anos-luz da Terra, na constelação de Auriga. Por ser gasoso e estar orbitando muito próximo de sua estrela (levando só um dia para completar uma volta), ele é considerado um 'Júpiter quente'.
Mesmo quem gosta do verão pode ter dificuldade de se adaptar aos 2.600 ºC que fazem por lá durante o dia. À noite a temperatura cai pela metade, mas ainda assim não é um bom lugar para férias. Além disso, por estar 'bloqueado' na estrela, um lado é sempre dia, enquanto o outro é sempre noite.
Apesar de ter sido descoberto em 2008, só agora os cientistas tiveram pistas melhores sobre o WASP-12b. 'Não esperávamos encontrar um exoplaneta escuro', disse o líder da equipe em um comunicado, Taylor Bell, pesquisador da Universidade de McGill. 'A maioria dos Júpiters quentes refletem cerca de 40% da luz'.
A curiosa característica do planeta foi notada depois que os astrônomos observaram sua passagem por trás da estrela que orbita. Assim perceberam que o lado diurno do WASP-12b não reflete essencialmente nenhuma luz. Ou seja, ele absorve tudo.
Os astrônomos especulam que o lado diurno do planeta não consiga formar nuvens, fazendo com que ele fique tão quente que as moléculas de hidrogênio se quebrem, formando hidrogênio atômico, responsável pela absorção.
Dificilmente, alguém vai fazer a experiência, mas quem chegar perto do planeta vai notar que o corpo tem uma forma oval e é avermelhado, como uma barra de metal quente."

Notícia retirada do site GALILEU, 18 de setembro de 2017 (Acesso: 18/09/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog