INTERNACIONAL


"FURACÃO MARIA SE FORTALECE E ATINGE NÍVEL 5"
"Fenômeno é considerado 'extremamente perigoso' provoca ventos de até 255 km/h"


"MIAMI - O furacão Maria, que avança pelo Caribe, se intensificou ainda mais nesta segunda-feira, atingindo categoria 5 - a mais alta na escala Saffir-Simpson -, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Considerado extremamente perigoso pelo órgão, o furacão se intensificou de tal forma que saltou do nível um para cinco, provocando agora ventos de até 255 quilômetros por hora.
Há menos de duas semanas, um grupo de ilhas sofreu com a força do furacão Irma, que também atingiu o estado da Flórida, nos Estados Unidos. Autoridades francesas da ilha da Martinica e os residentes das Ilhas Virgens dos Estados Unidos começaram a se preparar para a passagem da tempestade.
'O centro do Maria se aproxima de Dominica e das adjacentes ilhas de Barlavento durante as próximas horas, até o extremo nordeste do Mar do Caribe entre a noite de hoje e terça-feira, e se aproximará de Porto Rico e das ilhas Virgens entre a noite de terça-feira e quarta-feira', informou o NHC.
Às 15h (no horário de Brasília), o Maria estava a cerca de 70 quilômetros a leste da Martinica e seguindo para centro-noroeste num caminho que poderia levá-la a Porto Rico na quarta-feira, disse o NHC em um relatório. Espera-se que o furacão continue se fortalecendo durante os próximos dias, segundo o órgão.
Alertas de furacão já foram emitidos nas ilhas de Guadalupe, Dominica, St. Kitts, Nevis, Montserrat e Martinica. Já Barbuda, Saba, St. Eustatius e St. Lucia receberam ordens de se preparar para uma tempestade tropical, ou seja, com ventos mais fracos durante a sua passagem.
Mais de 1.700 habitantes de Barbuda, onde o Irma danificou quase todos os edifícios, se preparam para o furacão Maria na vizinha Antígua, agora sob alerta de tempestade tropical, disse Ronald Sanders, embaixador do país nos EUA.
Moradores de algumas ilhas da região começaram a sair de suas casas em antecipação à chegada do fenômeno. Porto Rico, território dos Estados Unidos que foi afetado pelo Irma há duas semanas, abriu refúgios e começou a desmantelar guindastes das obras de construção que poderiam ser vulneráveis aos fortes ventos do Maria."







"PREJUÍZOS BILIONÁRIOS APÓS O IRMA"

"A região do leste do Caribe foi duramente afetada pelo furacão Irma, o fenômeno mais poderoso registrado no oceano Atlântico, que provocou a morte de mais de 80 pessoas nas ilhas caribenhas e nos EUA. O governador das Ilhas Virgens americanas, Kenneth Mapp, alertou aos moradores para que não subestimassem a ameaça de Maria nem sua capacidade de mudar de trajetória.
As autoridades emitiram advertências e alertas de furacão para uma séria de ilhas na área, incluindo as Ilhas Virgens britânicas e americanas, Antígua e Barbuda, e a ilha de St. Martin, cujo governo é compartilhado entre a França e a Holanda."

Notícia retirada do site O GLOBO, 18 de setembro de 2017 (Acesso: 18/09/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog