VIOLÊNCIA


"ATAQUE CONTRA MESQUITA DEIXA PELO MENOS 235 MORTOS NO NORTE DO EGITO"


"A explosão de uma bomba seguida de um ataque a tiros contra uma mesquita no norte do Egito deixou pelo menos 235 mortos e mais de 125 feridos nesta sexta-feira (24), segundo a agência estatal Mena.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, o ataque aconteceu na mesquita de Al-Rawdah em Bir al-Abed, que fica a 70 quilômetros de EI Arish, capital do Sinai egípcia e próxima da fronteira do país com Israel e com a Faixa de Gaza.
A imprensa local disse que bombas explodiram dentro da mesquita no fim das orações de sexta-feira. Enquanto as pessoas fugiam, cerca de 40 homens armados que estavam em jipes começaram a disparar contra a multidão.
Os canais de TV locais mostraram dezenas de ambulâncias na região para atender as vítimas. Pelo menos 50 veículos levaram alguns dos feridos para hospitais de El Arish.
Segundo o jornal americano 'The New York Times', pelo menos um homem-bomba esteve envolvido no ataque.
De acordo com a agência de notícias Reuters, é o ataque mais letal da história moderna do Egito.
A mesquita atacada é do sufismo, uma vertente mística do islamismo que não é aceita por grupos extremistas.
Ninguém ainda assumiu a autoria do ataque, mas nos últimos três anos a região do Sinai tem sido palco de confronto entre as forças de segurança do governo e militantes do Estado Islâmico, que miram especialmente cristãos na região. Centenas de pessoas já morreram nos confrontos.
Horas depois do ataque, as Forças Armadas do Egito começaram a fazer ataques aéreos a locais ligados aos extremistas nas montanhas ao redor de Bir al-Abed.
'As forças armadas e a polícia vão vingar nossos mártires e restaurar a segurança e a estabilidade com a maior força', disse o presidente Abdel Fattah el-Sisi na televisão egípcia. 'O que está acontecendo é uma tentativa de nos impedir nos nossos esforços na guerra contra o terrorismo, para destruir nossos esforços para parar o terrível plano criminoso que quer destruir o que restou de nossa região'. 
Os ataques na região começaram depois que o então presidente Mohammed Mursi, da Irmandade Muçulmana, foi destituído do cargo pelos militantes em 2013.
O atentado desta sexta acontece um dia após o Egito começar um período de testes de três dias de uma abertura na passagem da fronteira com a Faixa de Gaza."

"LUTO"

"Sisi convocou uma reunião de emergência sobre o ataque e anunciou luto de três dias no país.
O Ministério de Relações Exteriores do Brasil disse em nota estar 'consternado' com o caso e expressou condolência às vítimas. Segundo a pasta, até o momento nenhum brasileiro foi atingido no ataque.
Já o presidente americano Donald Trump chamou o atentado de um 'horrível e covarde ataque terrorista'. 'O mundo não pode tolerar o terrorismo, nós devemos derrotá-lo militarmente e desacreditar a ideologia extremista que forma a base de sua existência', disse ele.
O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, também condenou o caso e expressou apoio ao governo egípcio."


Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 24 de novembro de 2017 (Acesso: 24/11/017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog