DOSSIÊ CÂNCER:
A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA

Houve um dia em que ter diabetes era uma sentença de morte - ou pelo menos de alguns membros amputados. A pressão alta, a garantia de um ataque cardíaco iminente. Ser portador de HIV, uma verdadeira arma apontada para a cabeça. Hoje, são doenças ainda graves, mas crônicas e controláveis - qualquer um pode conviver com elas e ter qualidade de vida, desde que tomados alguns cuidados.
A epidemia assustadora dos nossos tempos de vida longa e farta (inclusive de maus hábitos como fumar, beber, comer demais e não se exercitar) é o câncer e suas mais de 100 variações já identificadas. Um assunto que interessa a todos nas próximas postagens, que compreenderão um DOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIAVocê lerá e verá que ter câncer não é uma loteria, mas sim uma probabilidade estatística. Esse diagnóstico vai aparecer para metade de nós nos próximos anos.
A cura definitiva da doença em qualquer estágio já foi cravada algumas vezes, e tema de notícias ou assuntos publicados neste blog. Hoje, cientistas de todo o mundo parecem convergir para uma solução menos milagrosa que um elixir mágico, e, por isso, mais plausível: manter o câncer sob controle. As últimas descobertas aplacam a fúria da multiplicação das células cancerosas e garantem uns bons anos a mais de vida, e o principal: com qualidade. Para que o câncer, muito em breve, seja a nova diabetes, metaforicamente, só nos impeça de comer alguns doces, mas não de viver.

TRATAMENTOS:
BATALHA SEM FIM - UM INIMIGO MUTANTE REQUER UMA LUTA EM VÁRIAS FRENTES. OS TRATAMENTOS MODERNOS CONTRA O CÂNCER TÊM POR OBJETIVO DOMAR COM A QUAL PRECISAREMOS CONVIVER


CÂNCER DE PÂNCREAS
É o tumor de maior letalidade: só 2,5% dos pacientes sobrevivem a esta doença silenciosa


1 DOIS CAMINHOS
O pâncreas tem dois tipos de células: as endócrinas, onde são produzidos hormônios como a insulina, e as exócrinas, produtores das enzinas necessárias à digestão. O câncer das células endócrinas é o que tem mais chance de cura - mas também é o menos comum.

2 AMARELÃO
Quando aparece no corpo ou na cauda do pâncreas, não tem jeito: os sintomas só se manifestam quando o tumor já está grande demais e provavelmente espalhado. Se o câncer atingir a cabela do pâncreas, os sintomas tendem a ser mais precoces, pois o tumor vai obstruir os ductos biliares. Sem processar a bile, a pele fica amarelada.

3 COMO SE ALASTRA
O câncer normalmente começa na periferia do pâncreas. Dali, ele prolifera para os linfonodos, o que permite que as células viajem pela circulação linfática.

4 OUTROS ÓRGÃOS
O próximo é atacar vasos sanguíneos, e assim chegar fígado e pulmão.

5 CURA
A remoção do pâncreas inteiro e de parte do duodeno é responsável pelos poucos casos de cura. Mas, para ser viável, o tumor não pode ter invadido vasos sanguíneos importantes nem outros órgãos. O paciente vive normalmente sem o pâncreas, desde que reponha enzimas e hormônios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog