MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


POR QUE O CHAVES MORAVA NO 8 E A BRUXA, NO 71?
Ao contrário do que se imagina, havia um motivo para os dois endereços. (Afinal como uma vila com cerca de dez casas ter uma de número 71?)



O garoto morava no número 8 porque o seriado foi criado e exibido pela Televisa, que era transmitida no canal 8 (as televisões antigas conseguiam sintonizar um número restrito de canais, cada um associado a um número). Assim, o programa pôde ser batizado como "El Chavo del Oho" ("O garoto do oito", em referência tanto à sua casa quanto ao canal).
"Chavo" é uma gíria mexicana para garoto, 'pivete' e é assim que ele é chamado por todos os outros personagens. No Brasil, optou-se por traduzir o apelido com um (sobre)nome parecido, "Chaves". Mas, no original, o nome verdadeiro do protagonista interpretado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) jamais é revelado. Toda vez que o menino estava prestes a dizer, ele era interrompido por Seu Madruga, Quico, Chiquinha ou Dona Florinda. Portanto, o mistério permanece até hoje.
Originalmente, Bolaños planejava que Chaves morresse após ser atropelado por um carro. Ainda bem que a filha do ator o aconselhou a não concretizar a tragédia. O órfão, que passa seus dias enfiado num barril, apareceu pela primeira vez na TV mexicana no dia 20 de junho de 1971, e chegou ao Brasil apenas na década seguinte, em 1984. 
A "moradia" de Dona Clotilde, vivida por Angelines Fernández (1922-1994), também não é por acaso. Ela começou a gravar o programa em 1971 - e daí vem o número da casa de sua personagem. Na trama, a senhora é atormentada pelas crianças da vizinhança, que a enxergam como uma bruxa má, uma "velha carcomida" que mora sozinha em sua casa mal-assombrada. Mas, no fundo, ela é muito sensível: vive junto de seu cãozinho, Satanás, e morre amores por Seu Madrugada, para quem cozinha bolos e fragos assados.
O que poucos sabem é que, na vida real, Angelines tinha um lado bem "hardcore", o oposto de sua personagem: a atriz foi uma guerrilheira que lutou contra a ditadura fascista de Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola.

FONTES: Sites IMDb, Vila do Chaves e Brasil Post

MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirado do site MUNDO ESTRANHO, 28 de novembro de 2017 (Acesso: 03/022017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog