APRENDIZAGEM


"DESCUBRA QUAL SEU TIPO DE APRENDIZAGEM E ARRASE NAS PROVAS FINAIS"
"Existem 3 tipos principais de aprendizagem e descobrir qual é o seu vai ajudar a render ainda mais nos estudos"


"Nem todos os alunos conseguem aprender do mesmo jeito. Cada pessoa possui um estilo próprio de aprendizagem, ritmo de estudos e técnicas de fixação do conteúdo. É essa diversidade que faz dos ambientes escolar e acadêmico, lugares ideais para o florescimento de novas ideias e compartilhamento de informações.
Existem 3 tipos principais de aprendizagem, e identificar qual é o seu é essencial para ajudá-lo a planejar o cronograma de estudos que mais se encaixa no seu perfil e trará os melhores resultados. Confira a seguir:

  • TIPO DE APRENDIZAGEM: VISUAL
Estes alunos são aqueles que precisam da referência visual para se lembrar dos conceitos. Geralmente fazem muitas anotações, desenham gráficos e imagens e, ao estudar, se lembram exatamente de onde tiraram cada informação. Sabe aquele colega que sempre está na primeira fileira e copia tudo que está escrito no quadro? Esse é provavelmente um aluno visual.
Estes alunos podem se beneficiar de post-its para fazer pequenas notas, marca-textos para grifar as informações mais relevantes, listas e gráficos organizados e coloridos.

  • TIPO DE APRENDIZAGEM: AUDITIVA
Estes alunos geralmente prestam bastante atenção na aula, pois tendem a se lembrar de informações mais facilmente quando a escutam. Geralmente gostam de estudar explicando a matéria para si mesmos ou para outros em voz alta, pois conseguem organizar os pensamentos com clareza e linearidade.
Estes alunos podem se beneficiar de podcasts para escutar entrevistas e palestras a qualquer momento, associações de conceitos e informações a palavras-chave, vídeos e gravações de aulas.

  • TIPOS DE APRENDIZAGEM: SINESTÉSICA
Estes alunos preferem abordagens práticas, como exercícios e testes. Para estudantes sinestésicos, pode ser um pouco mais difícil manter o foco e atenção em uma única atividade por muito tempo, e por isso é interessante intercalar o horário reservado aos estudos com outras atividades e pequenas pausas para descanso ou ler. Este estilo de estudo favorece aquelas matérias que demandam prática e repetição, como Matemática.
Estes alunos podem se beneficiar de aulas em laboratório para fazer experiências, listas de exercícios, pesquisas de campo para testar o conhecimento e descobrir novas informações.

Agora que você já sabe quais são os principais estilos de aprendizagem e identificou o seu, que tal adaptar sua rotina escolar utilizando essas dicas e praticar novas técnicas de estudo? Cada um dos estilos podem ser mais bem aproveitado em diferentes ocasiões e quando combinados, podem ajudar e muito a melhorar seu desempenho acadêmico, por isso, não restrinja a apenas um. Existem várias maneiras de aprender!

E aí, gostou? Compartilhe conosco qual método funciona melhor para você!"

Matéria retirada do portal DD DALOS, 11 de dezembro de 2017 (Acesso: 18/02/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog