CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE

A partir de agora, você poderá conferir a série de simulados com questões para que o vestibulando possa estudar, de várias disciplinas e que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Guia do Estudante. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. O conteúdo disponibilizado é reservado exclusivamente ao site Guia do Estudante, por isso, não deve ser copiado e divulgado sem as informações originais.


"SAIBA COMO MELHORAR SUA CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO"
"Neurocientista explica os tipos de memória e como usá-los a seu favor"




Por: Julia Di Spagna

"A memória é uma ferramenta a que recorremos constantemente para diversas situações do cotidiano. Entretanto, você já precisou se lembrar de algo que saiba e simplesmente não conseguiu? O famoso 'branco' é muito comum e está ligado aos seus hábitos.
Em uma entrevista ao jornal da USP, Lézio Bueno Júnior, biólogo, doutor em Neurociências e atualmente pesquisador associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explicou os tipos de memória e o quanto sair da rotina e ter bons hábitos pode contribuir para na melhora da capacidade de memorização.
Ele afirmou que a memória é multifacetada e pode ser abordada em um contexto tecnológico (ram e flash), sociológico (coletiva e cultural) e biológico (imunológica). Nas neurociências, quatro definições muito estudadas são as memórias explícitas (lembrar de um determinado evento) e implícitas (aprendizagem motora) e as de curto e longo prazo - que, apesar do nome, não estão relacionadas apenas à duração.
'Geralmente, o curto prazo está na escala temporal de segundos até alguns minutos. Longo prazo, por sua vez, está na escala de horas, dias, semanas. Mas a verdade é que o limite da memória de curto prazo e longo prazo não é bem definido. Ele varia dependendo do conteúdo que está sendo aprendido e também do estado emocional, da qualidade do sono etc. O importante aqui não é necessariamente pensar em termos de limite temporal, mas no contexto que cerca aquela memória', completa o neurocientista.
E ele diz algo importante para quem precisa memorizar muito conteúdo*. 'Se o contexto for desinteressante ou banal, e especialmente se for relacionada a algo que vimos só uma vez, existem boas chances de aquela memória de curto prazo se perder. Se o contexto for emocionalmente carregado, aquela memória de curto prazo pode se transformar em uma memória de longo prazo'. (*Para brilhar nas provas: Descubra qual é o seu tipo de aprendizagem e renda mais nos estudos)."


"COMO EXERCITAR A MEMÓRIA"

"Para quem tem interesse na própria capacidade cognitiva, o especialista recomenda uma reflexão sobre a vida e os hábitos.
'Você tem passado muito tempo na frente da TV? Como anda sua vida social? Se você mantém o mesmo círculo social há anos, está, pelo menos, explorando novos assuntos? Tem interagido com pessoas desconhecidas, fazendo contatos e novas amizades? Tem se sentido desafiado no trabalho? Como anda sua alimentação e a qualidade do seu sono?, questiona.
Se você está honestamente satisfeito com a maioria desses aspectos, não se preocupe. Agora, se acha que está em dívida nessas questões, considere mudanças. O biólogo faz uma analogia com a musculação para entender essa dinâmica. Se você repete inúmeras vezes o mesmo treino, irá parar de sentir dor e, se persistir, não estará ganhando massa, mas só mantendo o que já conquistou. Com a capacidade cognitiva é a mesma coisa. Se estiver com a sensação de mesmice ou inércia, é importante repensar e mudar sua rotina.
Ouça a entrevista completa aqui."

CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE foi retirado do site GUIA DO ESTUDANTE, 18 de fevereiro de 2018 (Acesso: 18/02/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog